Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Religião

Pesquisadores encontram pintura de Jesus Cristo escondida sob outra obra de arte

Depois de utilizar raio-x no quadro, foi possível observar que anteriormente estavam representados um bebê com auréolas e um dos três Reis Magos no presépio de 400 anos

Isabela Barreiros Publicado em 20/12/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O quadro que ilustra a decapitação do pregador João Batista - Bowes Museum
O quadro que ilustra a decapitação do pregador João Batista - Bowes Museum

Sob uma pintura retratando a decapitação de João Batista, pesquisadores encontraram outra obra de arte escondida. Datando do século 16, o presépio que demonstra o nascimento de Jesus Cristo traz um bebê em folhas de ouro, anjos e ainda um dos três Reis Magos.

Ao examinarem o degradado quadro do Bowes Museum, os especialistas da Universidade de Northumbria, no Reino Unido, utilizaram o procedimento do raio-x para entender melhor seu estado de preservação. Nesse momento, foi possível perceber que havia outra ilustração logo embaixo. De acordo com o estudo, a manjedoura foi pintada antes de Batista.

Jesus Cristo visto pelo raio-x / Crédito: Universidade de Northumbria

“Nosso objetivo inicial era entender por que isso está ocorrendo e recomendar soluções para garantir que a pintura possa ser protegida nos próximos anos. O primeiro estágio da maioria das investigações desse tipo é realizar um raio-x para entender o que está acontecendo sob a camada de tinta que vemos na superfície", explicou Nicky Grimaldi, especialista em conservação de arte da Universidade de Northumbria.

Um dos três Reis Magos / Crédito: Universidade de Northumbria

Quando descobriram o que estava escondido por trás do pregador cristão, eles começaram a definir as figuras representadas no painel anterior. Estão presentes Jesus Cristo — um bebê com auréolas em folhas de ouro —, o esboço do pode ser um dos três Reis Magos e anjos.

“É realmente incomum encontrar pinturas escondidas dessa maneira e descobrir um presépio nesse detalhe e pouco antes do Natal é realmente incrível”, disse Grimaldi.