Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Dinossauros

Pesquisas sino-brasileiras descobrem nova espécie de dinossauro

O pterossauro Meilifeilong youhao, ou "lindo dragão voador da amizade", é a mais nova descoberta de uma parceria entre o Brasil e a China

Redação Publicado em 21/12/2023, às 18h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração do pterossauro Meilifeilong youhao - Divulgação/Maurilio Oliveira
Ilustração do pterossauro Meilifeilong youhao - Divulgação/Maurilio Oliveira

Recentemente, uma nova espécie de dinossauro foi descoberta graças aos esforços de pesquisas sino-brasileiras, trata-se do pterossauro Meilifeilong youhao. O animal, recém-descrito por especialistas do Brasil e da China na revista científica Nature, marca o aniversário de 20 anos da colaboração entre paleontólogos de ambos os países, que estão entre os principais pesquisadores desses répteis voadores.

O nome dado ao animal, que viveu há cerca de 130 milhões de anos durante o período Cretáceo, pode ser traduzido como “Lindo dragão voador da amizade”. Conforme repercutido pelo jornal Folha de S. Paulo, estima-se que exemplares de um subgrupo de pterossauros tenham vivido no Brasil. É importante ressaltar que o país foi lar de uma grande quantidade desses vertebrados.

Outros detalhes

O Meilifeilong youhao, que não tinha dentes, possuía asas de mais de 2 metros de comprimento entre uma ponta e outra. “Ele apresenta uma crista craniana acima da enorme janela nasoantorbital (abertura no crânio que inclui as narinas externas) com uma extensão suave”, explicou Alexander Kellner, paleontólogo, diretor do Museu Nacional da UFRJ e co-autor da pesquisa. 

Na frente oriental, a pesquisa foi liderada por Xiaolin Wang, da Academia Chinesa de Ciências.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!