Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Nazista

Pipas nazistas: homem é encaminhado à delegacia por vender itens com suástica

A polícia apreendeu diversas pipas com símbolo nazista em um estabelecimento em Sorocaba, interior de São Paulo

Redação Publicado em 11/11/2022, às 15h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Á esquerda, imagem de uma pipa com símbolo nazista e, à direita, imagem de pipas colocadas à venda na loja - Reprodução / Vídeo / G1
Á esquerda, imagem de uma pipa com símbolo nazista e, à direita, imagem de pipas colocadas à venda na loja - Reprodução / Vídeo / G1

Depois de receber uma denúncia de apologia ao nazismo, a polícia apreendeu pipas que tinham desenhos de suásticas, em Sorocaba, no interior de São Paulo. De acordo com o vendedor dos itens, ele não sabia o significado do símbolo.

A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da cidade recebeu a denúncia que resultou no registro do caso nesta quinta-feira, 10. A alegação era de que um comércio no Parque Vitória Régia estava vendendo pipas com desenhos de suásticas.

Segundo o advogado Hugo Bruzi — presidente da comissão — na quarta-feira, 9, uma mulher alegou ter visto os produtos no estabelecimento e avisou o gerente de que se tratava de um símbolo nazista, como informado pelo G1.

De acordo com ela, ele alegou que era melhor ter aquele símbolo nas pipas, do que "algo relacionado ao Lula ou ao PT". 

Mas ele teria dito que era preferível ter aquela pipa do que ter algo relacionado ao Lula ou ao PT. Por conta disso, ela entrou em contato com a OAB e nós fomos ao estabelecimento na quinta-feira", afirma.

Símbolo desconhecido 

A comissão, então, encontrou as pipas na entrada do estabelecimento, mas como ainda informado pelo advogado, ao questionar o gerente sobre as vendas dos produtos, foi informada de que o homem desconhecia o símbolo. 

"Ele disse que não sabia do que se tratava, desconversou o que a cliente tinha dito, negou que tinha falado aquilo e alegou que as pipas chegaram todas em um lote", relatou.

Quando chegou ao local, a polícia encaminhou o dono do estabelecimento à delegacia. Ele contou que recebe as pipas em uma caixa fechada do fabricante, sem escolher as estampas, e que não sabia o significado do símbolo.

A Polícia Civil informou que será feira uma perícia para verificar se as pipas foram impressas daquela forma, ou se as estampas, na realidade, fazem parte de um grande desenho, que ao ser recortado, ficou parecido com um símbolo nazista. Nesta sexta-feira, 11, o caso foi encaminhado para o 8º Distrito Policial.