Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ciência

Por que existe um 'buraco' gravitacional em meio ao Oceano Índico?

Novo estudo tenta analisar origem de anomalia da gravidade no planeta; entenda!

Éric Moreira, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 05/07/2023, às 09h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa - Imagem de Johnson Martin pelo Pixabay
Imagem meramente ilustrativa - Imagem de Johnson Martin pelo Pixabay

É inegável que vivemos em um planeta cuja maior parte da superfície é coberta por água, e por conta disso muito do que temos conosco ainda é quase desconhecido, com grandes dificuldades em sua exploração. Assim, os oceanos que compõem o globo ainda guardam os mais diversos segredos, e de lá ainda surgem mistérios que pesquisadores do mundo todo tentam compreender — como uma grande anomalia gravitacional no Oceano Índico.

Descoberta em 1948, essa anomalia — referida por muitos como um "buraco", mesmo que não seja necessariamente um buraco físico — foi apelidada de baixo geoide do Oceano Índico (ou IOGL, na sigla em inglês), sendo, basicamente, uma área concentrada onde a gravidade age de maneira bastante inferior ao restante do globo. 

Conforme descrito pela Revista Galileu, a existência de protuberâncias e saliências na geologia terrestre é responsável por criar, no planeta, regiões de diferente ação gravitacional, naturalmente. Porém, no baixo geoide do Oceano Índico, essa força é muito mais fraca que em outras partes do globo — fenômeno este que até hoje não foi completamente explicado.

Novo estudo

Porém, um novo estudo desenvolvido pelo Instituto Indiano de Ciência publicado na Geophysical Research Letters no dia 5 de maio tenta encontrar uma resposta para como o baixo geoide teria se originado. Para as análises, os pesquisadores desenvolveram um modelo de uma placa tectônica e da convecção global do manto terrestre nos últimos 140 milhões de anos.

Foi graças aos esforços que a equipe de pesquisadores pôde concluir que a diminuição da atividade gravitacional na região do IOGL poderia ser consequência da "bolha africana", uma enorme massa do manto da Terra localizada sob a África que poderia ter sido empurrada para baixo do Oceano Índico.

Essa região, conforme descrito pela Revista Galileu, teria existido durante a Era Mesozoica (há mais de 200 milhões de anos), sendo proveniente dos restos do relevo do antigo Mar de Tétis, entre os supercontinentes Laurásia e Gondwana. A movimentação tectônica teria liberado plumas de magma quente e de baixa densidade, que poderia moldar o baixo geoide, conforme apontam os autores do novo estudo.

Ainda assim, existem muitas pessoas da comunidade científica que ainda desacreditam dessa teoria, afirmando que ainda não havia qualquer evidência sismográfica clara de que realmente existam tais plumas de magma sob o Oceano Índico (via New Scientist). Logo, mais estudos ainda se fazem necessários até que exista um consenso científico sobre esta anomalia gravitacional do planeta.