Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Por que Putin não irá ao funeral de Mikhail Gorbachev?

Descubra o motivo por trás da ausência do presidente atual da Rússia na cerimônia de despedida do último líder da União Soviética

Redação Publicado em 01/09/2022, às 12h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trecho de vídeo mostrando visita de Putin ao caixão de Gorbachev - Divulgação/ Youtube/ The Guardian
Trecho de vídeo mostrando visita de Putin ao caixão de Gorbachev - Divulgação/ Youtube/ The Guardian

Mikhail Gorbachev, o último líder da União Soviética, morreu na última terça-feira, 30, aos 91 anos de idade, após sofrer com "uma doença grave e longa" — que não foi divulgada pelo Kremlin. 

Já nesta quinta-feira, 1, um porta-voz do governo russo afirmou que Vladimir Putin, atual presidente da Rússia, não irá comparecer ao funeral do antigo governante. “Infelizmente, o horário de trabalho do presidente não permite”, justificou Dmitry Peskov, conforme repercutido pelo The Guardian. 

Em vez de participar da cerimônia de despedida, o chefe de Estado fez uma visita ao caixão de Gorbachev. Durante o episódio, que foi transmitido pela televisão estatal, Putin depositou um buquê de flores vermelhas no local e depois se curvou na direção do corpo do líder soviético diversas vezes enquanto fazia o sinal da cruz. 

Ausência

Ainda segundo o The Guardian, a relação política entre Putin e Gorbachev, que foi responsável por abrir a Rússia para o Ocidente, colocando um término na Guerra Fria, era por vezes tensa.

No passado, por exemplo, o atual presidente do país descreveu o fim da URSS como “a maior catástrofe geopolítica do século”. Esse contexto coloca em cheque a justificativa dada para a ausência do chefe de Estado no sepultamento.

[Gorbachev] guiou o nosso país em um período de mudanças complexas e dramáticas, e de grandes desafios de política externa, econômicos e sociais", afirmou o presidente durante suas condolências pelo óbito, de acordo com o g1. 

Outro detalhe curioso é que Mikhail Gorbachev terá um enterro com "elementos de um funeral de Estado, como uma guarda de honra", segundo anunciado por Peskov. Porém, o representante do Kremlin alegou não saber dizer se o evento contaria realmente como um funeral oficial de Estado.

O último líder da Rússia a não ser honrado com uma cerimônia desse tipo foi Nikita Khrushchov, um governante também do período da União Soviética, que faleceu em 1971.