Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Gramado

Prédio desaba em Gramado após surgimento de rachaduras no solo

Rachaduras foram observadas em diversos bairros de Gramado, no Rio Grande no Sul, após chuvas

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 23/11/2023, às 07h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Prédio desabou em Gramado - Divulgação
Prédio desabou em Gramado - Divulgação

Um edifício em Gramado, na Serra do Rio Grande do Sul, desabou na manhã desta quinta-feira, 23. Localizado no bairro Três Pinheiros, o prédio já havia sido evacuado na quarta-feira devido ao risco iminente de desmoronamento, conforme informado pela prefeitura e Defesa Civil do município.

Desde o último final de semana, chuvas intensas causaram o surgimento de rachaduras no solo de diversos bairros de Gramado, levando dezenas de moradores a deixarem suas residências. O edifício que desabou nesta quinta estava situado no topo do morro e já estava marcado para demolição. Devido à instabilidade do solo, as autoridades decidiram não realizar a implosão para evitar danos adicionais.

De acordo com o portal de notícias G1, todos os residentes do bairro foram evacuados antes do desabamento.

Onde estão os moradores

A prefeitura de Gramado informou que 31 pessoas estão abrigadas no ginásio da Escola Senador Salgado Filho, enquanto o restante se encontra em residências de familiares e conhecidos.

Na quarta-feira, o Serviço Geológico do Brasil avaliou a situação nos bairros Três Pinheiros, Perimetral e Ladeira das Azaleias, no bairro Planalto, onde foram identificadas rachaduras no solo e risco de deslizamentos, de acordo com a prefeitura. Um relatório será elaborado para orientar as decisões do município diante da situação.