Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ucrânia

Presidente da Ucrânia afirma que guerra está chegando ao fim

Volodymyr Zelensky fez pronunciamento otimista após libertação de novo território

Redação Publicado em 14/11/2022, às 14h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Volodymyr Zelensky durante discurso - Divulgação/YouTube/Washington Post
Volodymyr Zelensky durante discurso - Divulgação/YouTube/Washington Post

Volodymyr Zelensky fez uma visita nesta segunda-feira, 14, à cidade ucraniana de Kherson, que foi recentemente liberta das tropas russas, uma reconquista importante para a resolução do conflito que assola o território ucraniano desde fevereiro. 

Durante o evento, o líder se mostrou otimista em relação ao término da invasão iniciada por Vladimir Putin, que já dura quase nove meses e teve consequências catastróficas para a Ucrânia, criando milhões de refugiados. 

Esse é o início do fim da guerra [...] Estamos prontos para a paz, mas paz para todo o nosso país [...]. É por isso que estamos lutando contra a agressão russa. Passo a passo, estamos nos movendo em direção a todos os territórios ocupados de nosso país", afirmou Zelensky, conforme apurado pela AFP.

"Claro que isso é difícil. Este é um caminho longo e difícil", acrescentou ainda o político, que distribuiu medalhas de honra para os soldados que participaram da reconquista, 

O outro lado 

O governo da Rússia, todavia, prossegue considerando Kherson como parte de seu país, tendo anunciado sua anexação "não-negociável" no último mês de setembro. 

Os outros três territórios ucranianos clamados pelo Kremlin, aliás, são as zonas separatistas de Donetsk, Lugansk e Zaporizhzhia.