Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Botsuana

Presidente de Botsuana ameaça enviar 20 mil elefantes para Alemanha

Em entrevista a um jornal alemão, presidente de Botsuana sugeriu presente inusitado como resposta às críticas sobre a caça de animais: "Isto não é uma piada"

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 03/04/2024, às 12h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - ajoheyho via Pixabay
Imagem ilustrativa - ajoheyho via Pixabay

Em entrevista ao jornal alemão Bild, o presidente de Botsuana, Mokgweetsi Masisi, ameaçou enviar 20 mil elefantes para a Alemanha como uma resposta as críticas do país sobre a caça de animais e a venda de troféus. 

+ Estudo revela por que 350 elefantes foram encontrados mortos em Botsuana

No início do mês, o Ministério do Meio Ambiente da Alemanha levantou a possibilidade de impor limites mais rigorosos para a importação de troféus de caça de elefantes que são comprados por clientes ocidentais ricos — visto que o país é um dos maiores importadores deste tipo dentro da União Europeia. 

Masisi, porém, apontou que a proibição apenas empobreceria os botsuaneses. O líder africano argumentou que os esforços de conservação levaram a uma explosão no número de elefantes e que a caça é um meio importante para controlar sua população. 

[Os alemães deveriam] conviver com os animais agora que estão tentando nos dar instruções", disse ao Bild. "Isto não é uma piada", disse sobre a oferta de presentar o país com 20 mil animais.

"É muito fácil sentar-se em Berlim e ter uma opinião sobre os nossos assuntos no Botsuana. Estamos pagando o preço pela preservação desses animais para o mundo", continuou. 

Os elefantes em Botsuana

Em 2014, o Botsuana havia proibido a caça de troféus de elefantes, mas a medida foi revogada cinco anos depois. Agora, o país emite cotas anuais para a prática. Localizado na África Austral, o Botsuana possui a maior população de elefantes do mundo: cerca de 130 mil vivem por lá

+ O que se sabe sobre o comportamento de elefantes asiáticos de enterrar seus mortos?

Assim, conforme explica Masisi, as manadas constantemente estão causando danos a propriedades, comendo plantações e atropelando moradores. O país já ofereceu 8.000 elefantes a Angola e outros 500 a Moçambique, numa tentativa de combater o que o presidente descreveu como "superpopulação".