Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Moeda digital

Presidente do Banco Central anuncia projeto-piloto do real digital

Moeda brasileira digital deve começar a ser utilizada em março

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 27/02/2023, às 15h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Joelfotos por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Joelfotos por Pixabay

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, anunciou nesta segunda-feira, 27, a futura moeda virtual oficial do Brasil, cujo projeto-piloto deve começar já no mês de março. Segundo Campos Neto, a ideia é que a moeda possa funcionar para o público geral até o fim de 2024.

"Em termos de próximos passos, no mês que vem, a gente vai ter o piloto funcionando, então no mês que vem a gente já vai ter um piloto da moeda digital, o Brasil vai ser um dos primeiros países do mundo a fazer isso", declarou ele durante evento realizado em uma universidade em Brasília.

"À medida em que a gente vai tendo segurança, a ideia é ter alguma coisa funcionando no máximo no final de 2024", prosseguiu o presidente, de acordo com informações do portal de notícias G1.

O projeto

Como ressaltou Roberto, o projeto está sendo desenvolvido pelo Banco Central em parceria uma série de instituições. Ele também afirmou que a moeda digital vai ser uma extensão do dinheiro utilizado hoje pelos brasileiros.

As principais vantagens dessa moeda virtual, segundo o presidente do BC, são o menor custo de intermediação em relação à moeda física, além de maior eficiência, maior inclusão digital e a possibilidade de monetização. Além disso, Campos Neto ressaltou que não será preciso realizar uma nova regulamentação para lançar a moeda digital no país.

Se ela é um depósito tokenizado, ela herda toda a regulação do depósito. Isso significa muito, imagina fazer uma nova regulamentação inteira", declarou.