Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Nicolás Maduro

Presidente venezuelano anuncia fechamento da embaixada da Venezuela no Equador

Nicolás Maduro anunciou, nesta terça-feira, 16, o fechamento das sedes diplomáticas da Venezuela no Equador como forma de demonstrar apoio ao México

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 16/04/2024, às 16h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O presidente venezuelano Nicolás Maduro - Getty Images
O presidente venezuelano Nicolás Maduro - Getty Images

O presidente venezuelanoNicolás Maduro anunciou, nesta terça-feira, 16, o fechamento das sedes diplomáticas do país no Equador como forma de demonstrar apoio ao México.

O anúncio ocorreu durante a reunião virtual da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos). Essa decisão foi tomada em resposta à operação da polícia equatoriana que resultou na invasão da embaixada do México no início do mês, com o objetivo de prender o ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas, que buscava refúgio no local.

Como resultado, os consulados venezuelanos em Quito, a capital do Equador, e em Guayaquil, a cidade mais populosa do país, serão afetados por essa medida.

Ordenei o fechamento da nossa Embaixada no Equador, o fechamento do consulado em Quito, o fechamento imediato do consulado em Guayaquil e o retorno imediato do pessoal diplomático à Venezuela”, disse Nicolás Maduro durante anúncio, de acordo com o UOL.

Fala de lula

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou, na ocasião da reunião, que a invasão da embaixada foi uma atitude "simplesmente inaceitável".

Não afeta só o México, diz respeitos a todos nós", afirmou o chefe de Estado brasileiro.
Medida dessa natureza nunca havia ocorrido, nem nos piores momentos de desunião e desentendimento registrados na América Latina e no Caribe. Nem mesmo nos sombrios tempos das ditaduras militares em nosso continente”, finalizou Lula, em reunião da Celac.