Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / China

Primeira vacina nasal contra a covid-19 é aprovada na China

O imunizante foi aprovado pela Administração Nacional de Produtos Médicos da China

Isabelly de Lima, sob supervisão de Publicado em 05/09/2022, às 18h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rótulo da vacina Convidecia - Reprodução / Kenia Montes / Wikimedia Commons
Rótulo da vacina Convidecia - Reprodução / Kenia Montes / Wikimedia Commons

Nesta segunda-feira, 5, foi aprovada por autoridades sanitárias da China a primeira vacina nasal do mundo contra o coronavírus Sars-CoV-2, vírus causador da covid-19, intitulada de Convidecia.

O imunizante é produzido pela farmacêutica CanSino Biologics e foi autorizado para uso pela Administração Nacional de Produtos Médicos chinesa.

A ideia é utilizar essa vacina como dose de reforço para aquele que já tenham concluído o esquema vacinal. A aplicação do imunizante será diferente, dispensando agulhas, já que poderá ser feita através de um spray nasal.

Imunizante diferente

Já foi homologada pela Organização Mundia da Saúde (OMS) a versão intramuscular do imunizante para uso emergencial, que tem eficácia de 64% contra casos sintomáticos da covid-19. Contra infecções graves, o spray tem 92% de eficácia.

O imunizante, segundo o portal Opera Mundi, usa um adenovírus modificado para apresentar ao sistema imunológico a proteína spike, que serve como uma espécie de coroa de espinhos que reveste o Sars-CoV-2, tudo isso com uma dose única.