Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Reino animal

Primeiro registro de sexo entre duas baleias-jubarte tem revelação curiosa

Em Maui, no Havaí, pesquisadores captaram o primeiro registro em vídeo de duas baleias-jubarte machos tendo relações sexuais

Redação Publicado em 02/03/2024, às 08h49 - Atualizado às 11h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem das duas baleias-jubarte avistadas em Maui, no Havaí - Divulgação/Marine Mammal Science
Imagem das duas baleias-jubarte avistadas em Maui, no Havaí - Divulgação/Marine Mammal Science

Na última terça-feira, 27, pesquisadores registraram, pela primeira vez, um momento sexual entre duas baleias-jubarte. Após a análise da gravação, eles concluíram que os dois animais eram machos. O vídeo inédito foi publicado na revista científica Marine Mammal Science

O registro de sexo foi feito no dia 19 de janeiro de 2022, na região da Ilha de Maui, no Havaí, quando as duas baleias chegaram perto do barco dos pesquisadores, que estava com o motor desligado. 

Na ocasião, as baleias foram avistadas interagindo entre si e rondando o barco várias vezes, a aproximadamente 5 metros da superfície, por cerca de 30 minutos. Em um certo momento, uma das jubarte se aproximou da outra por trás e a penetrou, enquanto a segurava com as duas nadadeiras peitorais. Cada penetração durou cerca de dois minutos. 

Registro inédito

Segundo a publicação científica, apesar da espécie ser estudada há anos, relatos de penetração entre dois machos são raros e relações sexuais entre as jubartenão foram captadas em imagens, até então. 

Embora esta seja a primeira vez que foi relatado para baleias-jubarte, o comportamento homossexual é comum no reino animal e bem documentado para muitas espécies de cetáceos [mamíferos aquáticos]. A primeira atividade sexual documentada entre baleias-jubarte acrescenta detalhes e conhecimentos valiosos para a nossa compreensão dessas magníficas criaturas, oferecendo novos insights sobre o comportamento reprodutivo desta espécie”, explicou a Pacific Whale Foundation, que financiou o estudo de Stephanie Stack, em um comunicado.

Após a análise de fotos e do comportamento dos animais, as duas baleias foram identificadas como machos adultos, conforme repercutido pelo UOL.