Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ranking de melhores cidades

Quais são as únicas duas cidades brasileiras em ranking das melhores do mundo?

Ranking levou em consideração uma série de quesitos, como educação e segurança pública

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 20/05/2023, às 11h29 - Atualizado em 22/05/2023, às 19h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vista panorâmica de São Paulo a partir dos Jardins - Wikimedia Commons / Fernando Stankuns
Vista panorâmica de São Paulo a partir dos Jardins - Wikimedia Commons / Fernando Stankuns

Apenas duas cidades brasileiras encontram-se atualmente na lista das melhores do mundo, conforme o ranking City Index 2023, que mede aspectos que vão desde qualidade de vida até o ambiente de negócios. Baseado em pesquisas de opinião com públicos diversos, o ranking é feito pela consultoria britânica Brand Finance.

Como informou o portal MediaTalks, as únicas cidades brasileiras que aparecem na lista são São Paulo — ocupando a 75ª posição — e Rio de Janeiro, na 69ª. As duas conquistaram posições abaixo de outras duas capitais da América Latina: Cidade do México ( 59ª) e Santiago (66ª).

Primeiras colocações

As localidades que lideram a lista são Londres, Nova York e Paris. Também vale destacar que, das 20 primeiras, seis são dos EUA (Nova York, Los Angeles, São Francisco, Miami, Chicago e Boston). 

Como explicou a fonte, o estudo leva em conta os seguintes aspectos: Viver, Trabalhar local e remotamente, Estudar, Aposentar, Visitar e Investir. Além disso, considera sete pilares, que são Negócios e Investimentos, Habitabilidade, Cultura e Patrimônio, Pessoas e Valores, Sustentabilidade e Transporte, Governança e Educação e Ciência.

Cidades brasileiras

Segundo Eduardo Chaves, diretor da Brand Finance no Brasil, o aspecto educação foi determinante para a percepção global sobre o Rio de Janeiro e São Paulo.

De acordo com ele, mesmo sediando a melhor instituição de ensino superior do país, a USP, São Paulo não possui destaque em se tratando de grandes universidades ao redor do mundo. Enquanto isso, o Rio de Janeiro ficou em último lugar (100ª posição), na percepção sobre escolas, educação, ciência e tecnologia.

O diretor ainda destaca que o quesito segurança pública também contribuiu para a posição não muito boa das duas cidades.

"Os crimes que ocorrem em São Paulo, principalmente no centro, fizeram com que a cidade seja mal avaliada nesse critério”, disse ele, que apontou que o mesmo ocorre com o Rio, cuja violência urbana é com frequência retratada pela mídia internacional.