Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / EUA

Recorde de maior raio é registrado nos EUA

O raio percorreu 768 km e cruzou três estados do país

Redação Publicado em 01/02/2022, às 10h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de raio - Getty Images
Imagem ilustrativa de raio - Getty Images

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou recentemente o mais novo recorde de maior raio já registrado no planeta. Ele foi avistado nos EUA e percorreu a incrível distância de 768 km, cruzando três estados do país (Texas, Louisiana e Mississippi), no dia 29 de abril de 2020.

O recorde anterior havia sido registrado no Brasil, onde em 31 de outubro de 2018 um raio de 709 km surpreendeu habitantes da região Sul, de acordo com informações da agência de notícias AFP.

Um segundo recorde o de raio de maior duração também foi anunciado pela organização pertencente à ONU. O ocorrido foi registrado durante uma tempestade elétrica que se deu no Uruguai e na Argentina em 18 de junho de 2020 e que durou 17,102 segundos. O recorde de duração anterior se deu no norte da Argentina, em 4 de março de 2019, e durou 16,73 segundos.

"Os raios são um perigo importante e muitas pessoas morrem anualmente", disse o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas. "Esses novos registros destacam a preocupação grave com a segurança pública associada às nuvens eletrificadas, as quais produzem raios que podem percorrer distâncias consideráveis".

De acordo com a OMM, os únicos lugares seguros para se proteger durante uma tempestade de raios são grandes edifícios com fiação e encanamento ou mesmo veículos totalmente fechados com teto de metal.