Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Racismo

Rede de atacados é multada em R$ 20 milhões por assassinatos de homens negros

Além do valor pago por danos morais, a rede Atakarejo terá que adotar atitudes antirracistas em suas unidades

Redação Publicado em 19/09/2023, às 18h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de uma das lojas da rede Atakarejo - Reprodução/Atakarejo
Imagem de uma das lojas da rede Atakarejo - Reprodução/Atakarejo

Em abril de 2021, dois homens negros foram assassinados em um supermercado de Salvador, na Bahia, por tentativa de furto de carne. Agora, a rede Atakarejo foi multada em R$ 20 milhões por danos morais e terá que adotar atitudes antirracistas

O pagamento foi determinado na última segunda-feira, 18, em um acordo judicial da empresa com a Defensoria Pública da União (DPU) e múltiplas organizações e entidades negras, conforme repercutido pelo UOL. 

A determinação por dano moral coletivo foi sugerida Defensoria da União. O acordo também contou com a participação da Defensoria Pública da Bahia, Ministério Público Estadual, Odara — Instituto da Mulher Negra e Centro Santo Dias de Direitos Humanos, Ministério Público do Trabalho na Bahia e Educafro.

Reparações

A primeira, de um total de 36 parcelas, será paga pelo Atakarejo no próximo mês de outubro. O valor será destinado ao Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), para bancar, preferencialmente, “iniciativas que guardem afinidade com o combate ao racismo estrutural”.

É importante ressaltar que o processo chegou a um acordo no contexto de uma ação civil pública, ou seja, não exclui outros possíveis processos contra a empresa, como na área criminal ou acordos indenizatórios para os familiares das vítimas.