Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Reino Unido

Coroa britânica é novamente envolvida em caso de racismo

Desta vez, a polêmica envolve um catálogo de joias que apresenta termos ofensivos

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 18/07/2023, às 08h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A coroa da monarquia britânica - Getty Images
A coroa da monarquia britânica - Getty Images

Um catálogo publicado no ano de 2008 pelo Fundo da Coleção Real (Real Royal Collection Trust - RCT), — e que apresentava uma seleção de pedras preciosas e joias pertencentes à coleção da realeza britânica — foi removido do ar na última quinta-feira, 13, por realizar mais de 40 menções a termos raciais ofensivos. A ação ocorreu após o jornal inglês The Independent destacar o problema em uma reportagem.

Intitulado "Gemas e joias antigas e modernas" (Ancient and Modern Gems and Jewels), o documento estava disponível no site oficial do órgão desde sua publicação.

Como destacou o portal de notícias G1, a descoberta recente ocorreu após o jornal britânico revelar, cerca de duas semanas atrás, o uso de termos discriminatórios em documentos do Departamento de Trabalho e Pensões do Reino Unido.

Termos ofensivos

É importante destacar que, no catálogo, os termos agressivos são principalmente usados para descrever pessoas de ascendência africana que aparecem nas joias reais. Essas palavras também estão presentes em vários nomes de itens da coleção.

Um broche é descrito da seguinte forma: “Cabeça de 'negão' em perfil de três quartos à direita, com brinco de pérola pendente. Esse tipo de cabeça de negro é encontrado em vários camafeus do século XVI.” Após a denúncia, o fundo responsável pelas joias afirmou que os documentos estão em constante "revisão".