Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Restos de curry de 2 mil anos são encontrados em utensílios no Vietnã

Nova descoberta em sítio arqueológico no Vietnã pode apresentar mais detalhes sobre a origem do prato típico asiático

Éric Moreira, sob supervisão de Ingredi Brunatto Publicado em 25/07/2023, às 11h16 - Atualizado às 12h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa com curry - Imagem de jcomp pelo Freepik
Imagem ilustrativa com curry - Imagem de jcomp pelo Freepik

Por vezes, é comum esquecer algum legume no fundo da geladeira e, quando nos damos conta, ele já estragou. Agora imagine encontrar restos de um curry com mais de 2 mil anos. Embora definitivamente intragável para comer, o achado, que ocorreu no sítio arqueológico de Oc Eo, intrigou arqueólogos vietnamitas.

No local, foram encontrados junto a antigas ferramentas de moagem de pedra, alguns condimentos como a noz-moscada, a canela e o gengibre, ingredientes comuns no preparo de curry. As descobertas foram descritas em estudo da Universidade Nacional da Austrália, publicado na Science Advances na última sexta-feira, 21.

De acordo com a Revista Galileu, o sítio arqueológico de Oc Eo data do Reino Funam, uma unidade política que triunfou na região séculos atrás. "No sul da Ásia, os implementos de processamento de pedra moída dos tipos encontrados em Oc Eo são relatados em muitos sítios arqueológicos que datam especialmente do início do período histórico [de 500 a.C. a 300 d.C.]", apontam os autores do estudo.

Além disso, graças aos hábitos precários de lavagem da época, diversos vestígios de ingredientes de curry — como grãos de amido, pólen e restos de outras plantas — foram encontrados nos antigos artefatos. Porém, o que chama atenção é a presença de especiarias importadas em meio aos ingredientes.

Ruínas do antigo Reino Funam
Ruínas do antigo Reino Funam / Crédito: Foto por Sgnpkd pelo Wikimedia Commons

Intercâmbio cultural

Conforme comenta a autora principal do estudo, Weiwei Wang, à ABC News Australia, encontrar especiarias e ingredientes que não são provenientes daquela região em um prato típico indica que, mesmo no passado, houve um certo intercâmbio cultural entre os povos que ali viviam: "Nosso estudo sugere que o curry provavelmente foi introduzido no Sudeste Asiático por migrantes durante o período de contato comercial inicial através do Oceano Índico."

Entre os ingredientes que mais chamam atenção ali identificados, estão quatro variedades diferentes de gengibre, cravo proveniente das Ilhas Molucas, da Indonésia, canela do Sri Lanka, e a própria noz-moscada — neste caso, o registro mais antigo da especiaria no sudeste asiático.

Utensílio de arenito utilizado na moagem para o preparo de curry
Utensílio de arenito utilizado na moagem para o preparo de curry / Crédito: Divulgação/Universidade Nacional da Austrália

Com os achados, Weiwei Wang aponta a importância das especiarias como mercadorias entre civilizações antigas: "Considerando várias linhas de evidência, particularmente as especiarias recém-descobertas deste estudo e sua associação com ferramentas de preparação de estilo indiano, podemos concluir que as receitas de curry chegaram ao sudeste da Ásia com comerciantes e migrantes do sul do continente, conforme os contatos se intensificaram durante os primeiros séculos da Era Comum."