Notícias » União Soviética

Imagens de urso polar com possível pichação de símbolo soviético são reveladas

O vídeo do animal foi descoberto na internet, e marca pode fazer referência a tanque de guerra da época de Stalin

André Nogueira Publicado em 05/12/2019, às 07h00 - Atualizado às 07h23

Imagens revelada do animal no Ártico
Imagens revelada do animal no Ártico - Divulgação/Sergey Kavry

Imagens de um urso polar viralizaram na internet, pois o animal estava com o pelo pichado com a marca “T-34” uma sigla que faz referência a um tradicional tanque soviética na época da Guerra contra a Alemanha. O caso alarmou os cientistas.

A revelação fez acionar um processo investigativo para descobrir-se a localização do animal e a identificação do autor do vídeo, que foi postado no Facebook por Sergey Kavry, membro da WWF. O vídeo chegou a ele por um grupo de Wattsapp de indígenas que monitoram a vida selvagem na Rússia.

Tanque T-34 / Crédito: Wikimedia Commons

 

Kavry chegou a comentar que imagina que a pichação faz referência "a uma sigla militar (...). Pode ser algum tipo de desrespeito perverso pela história". "Não sei de qual região, distrito ou vizinhança vieram essas imagens", acrescentou. “Piada de mau gosto”, classificou Daria Buyanova, porta-voz da WWF da Rússia, à BBC.

Autoridades na Rússia acreditam que o ato foi uma manifestação de irritação de algum grupo incomodado com o aumento da circulação de ursos polares no Ártico recentemente. A aparição desses grandes animais em aldeias vem causado confusão, mas a pichação pode destruir a capacidade deles de camuflagem, levando à impossibilidade da caça e da sobrevivência.