Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Covid-19

Rio registra primeiro caso da cepa Éris, nova subvariante do coronavírus

Paciente de 46 anos sem histórico de viagens teve caso confirmado após análise laboral da Fundação Oswaldo Cruz; saiba mais sobre a subvariante Éris!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 30/08/2023, às 10h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Pixabay
Imagem ilustrativa - Pixabay

Nesta quarta-feira, 30, a Secretaria Municipal do Rio de Janeiro confirmou o primeiro caso de transmissão local da subvariante do coronavírus EG.5, popularmente apelidado da variante Éris.

A nova cepa da Covid-19 é considerada extremamente contagiosa, mas sem registrar aumento de casos mais graves. Segundo o Portal da Band, a variante Éris causa sintomas parecidos com a variante ômicron: como coriza, febre e dores no corpo, garganta e cabeça. Apesar disso, idosos, pessoas com imunidade baixa e imunossuprimidos correm um risco maior.

+ Cientistas recomendam retorno do uso de máscaras devido a nova variante da Covid-19

O caso

A nova variante do coronavírus foi identificada após análise feita pelo Laboratório de Vigilância Genômica da Fundação Oswaldo Cruz. A prefeitura do Rio informou que o paciente trata-se de um homem de 46 anos, morador da Zona Oeste e que não possui histórico de viagens.

O órgão também aprontou que o sujeito apresentou sintomas leves, embora não tomado a vacina bivalente contra a Covid-19. Importante ressaltar, conforme orientação do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, que todas as pessoas acima de 12 anos devem procurar unidades de saúde mais próximas para receberem as doses do imunizante.