Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Reino Unido

Rishi Sunak: novo primeiro-ministro britânico é mais rico que membro da família real

Fortuna de novo primeiro-ministro do Reino Unido chama a atenção

Redação Publicado em 25/10/2022, às 11h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rishi Sunak, novo primeiro-ministro britânico - Getty Images
Rishi Sunak, novo primeiro-ministro britânico - Getty Images

Após a renúncia de Liz Truss ao cargo de primeira-ministra do Reino Unido, o mais novo líder do Partido Conservador e governante é o antigo Secretário-Chefe do Tesouro, Rishi Sunak.

No entanto, uma característica que chama atenção no novo líder é sua fortuna: ele não era só uma das pessoas mais ricas de todo o Reino Unido, como sua fortuna até mesmo é maior que a da família real britânica.

Não é novidade que os britânicos sejam governados por pessoas que já representavam, principalmente, uma elite. Boris Johnson — primeiro-ministro que antecedeu Liz Truss — também era rico, mas Sunak se trata de um super rico: enquanto a fortuna de Charles III é estimada em cerca de 370 milhões de libras (mais de R$ 2,2 bilhões), o novo premiê e sua esposa — Akshata Murty, herdeira de um império indiano de tecnologia — possuem fortuna estimada em 730 milhões de libras (mais de R$ 4,4 bilhões).

Rishi Sunak, novo primeiro-ministro britânico, e Boris Johnson, antecessor de Liz Truss
Rishi Sunak, novo primeiro-ministro britânico, e Boris Johnson, antecessor de Liz Truss / Crédito: Getty Images

A fortuna do casal é proveniente principalmente da participação de Akshata Murty na Infosys, empresa de tecnologia de seu pai. Os apoiadores de Sunak, por sua vez, afirmam que a origem extremamente rica do novo primeiro-ministro o qualificam para liderar a nação, visto o atual momento de tumulto econômico, como informado pela jornalista Karla Adam ao The Washington Post, em texto traduzido pelo Estadão.

Governo para os ricos

Apesar de que "os britânicos em geral não consideram ser rico algo ruim ou desqualificador. Há muitos indivíduos muito ricos que são muito populares com o público", como informado pelo professor de ciência política, Robert Ford, da Universidade de Manchester. Rishi Sunak já esteve envolvido em alguns escândalos, tanto tributários quanto referentes a seus posicionamentos políticos.

As pessoas de fato se preocupam com a possibilidade de os ricos ajeitarem as regras ao seu favor — como manter o status de não domiciliada para sua mulher se você é secretário do Tesouro, ou guardar green-cards nos EUA caso as coisas fiquem ruins, ou simular uma renda familiar menor para fins de tributação. As pessoas pensam, ‘Bem, não me importo, desde que eles paguem seus impostos; mas, se eles não pagam, isso realmente me incomoda’", acrescenta o professor.