Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / São Paulo

Veículo com material radioativo é furtado em São Paulo

Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) alerta sobre riscos de contato com fontes radioativas roubadas

Gabriel Marin de Oliveira sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 05/07/2024, às 15h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Material radioativo encontrado em São Paulo - Divulgação/CNEN
Material radioativo encontrado em São Paulo - Divulgação/CNEN

Conforme divulgado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), foi furtado nesta semana em São Paulo um veículo que transportava fontes radioativas. O furto, que ocorreu na madrugada do último domingo, 30, representa um grave risco devido à natureza do material.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), a caminhonete foi roubada na Rua Félix Bernardelli, no Jardim Bandeirante, zona leste da capital paulista. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil através do 49º Distrito Policial.

O material radioativo, vindo do Rio de Janeiro, estava sendo transportado para o Paraná e Santa Catarina. Segundo a CNEN, o material estava armazenado em embalagens de chumbo, que servem para bloquear a irradiação e proteger o meio ambiente. Além disso, tanto o veículo quanto as embalagens estavam sinalizados com o símbolo internacional de radiação ionizante no momento do furto.

Alerta

A CNEN emitiu um alerta à população sobre os perigos de manipular o material inadequadamente, que pode causar sérios danos à saúde. Qualquer pessoa que encontrar o veículo ou o material radioativo deve manter distância e acionar a polícia imediatamente. Segundo o UOL, a CNEN disponibilizou os números (21) 98368-0734 e (21) 98368-0763 para receber informações sobre o paradeiro do veículo e do material.

A SSP-SP informou que diligências estão em andamento para recuperar tanto o veículo quanto o material radioativo, além de identificar os responsáveis pelo furto. Em nota, a SSP-SP declarou:

A Polícia Civil investiga o furto de uma caminhonete na madrugada do último dia 30, na Rua Félix Bernardelli. O carro, pertencente a uma empresa de equipamentos médicos, armazenava uma carga de materiais radioativos que foram coletados no Rio de Janeiro e seriam entregues no Paraná e em Santa Catarina. Diligências estão em andamento para recuperar o material e o veículo furtados e identificar o autor do crime."