Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Guerra

Soldado ucraniano assassinado em vídeo recebe título de 'Herói da Ucrânia'

Filmagem de 12 segundos mostra homem desarmado e fumando um cigarro antes de ser morto a tiros

Ingredi Brunato Publicado em 13/03/2023, às 09h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trecho da filmagem que mostra os momentos finais do soldado - Divulgação/ Redes Sociais
Trecho da filmagem que mostra os momentos finais do soldado - Divulgação/ Redes Sociais

Na última semana, passou a circular no Telegram e no Twitter uma gravação explícita de 12 segundos em que um soldado ucraniano desarmado é brutalmente assassinado a tiros.

O homem, que foi posteriormente identificado como Oleksandr Igorevich Matsievskyi, está de pé sobre uma trincheira rasa em uma área de vegetação. Ele fuma um cigarro, e, antes de ser morto, vira para seus executores e diz "Glória à Ucrânia", conforme divulgado pelo The Guardian. 

A filmagem — que levou ao início de outra investigação de crimes de guerra supostamente cometidos pelo exército da Rússia — também inclui uma voz dizendo, em russo, a frase "morra, vadia", no momento em que o soldado está sendo alvejado. 

Homenagem 

Após ter sua morte violenta capturada em vídeo, Oleksandr Igorevich Matsievskyi recebeu uma homenagem póstuma de Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano, lhe concedendo a maior honraria que pode ser dada a um cidadão da nação pelo governo. 

Hoje conferi o título de Herói da Ucrânia a Oleksandr Matsievskyi, um soldado e um homem que todos os ucranianos conhecerão. Um homem que será lembrado para sempre. Por sua bravura, por sua confiança na Ucrânia e por seu 'Glória à Ucrânia!'", afirmou o líder durante um discurso no último domingo, 12.