Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Lua

Sonda Odysseus se torna a primeira espaçonave privada a chegar na Lua

A chegada da nave ao satélite natural da Terra marca um momento histórico para os Estados Unidos (que é de onde ela saiu) e para o mundo

Redação Publicado em 23/02/2024, às 08h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da chegada da sonda à Lua - Divulgação/ Intuitive Machines
Imagem da chegada da sonda à Lua - Divulgação/ Intuitive Machines

Na última quinta-feira à noite, 22, a espaçonaveOdysseus pousou na Lua, um momento histórico para a exploração espacial. Isso pois é a primeira vez que uma missão espacial privada chega ao satélite natural — até aqui, apenas agências estatais tinham conseguido realizar a proeza. 

Além disso, é a primeira vez em 52 anos que uma nave norte-americana pousa na Lua, com a última tendo sido em 1972, durante a missão Apollo 11, que levou o homem a pisar na superfície lunar

Hoje, pela primeira vez em mais de meio século, os EUA regressaram à Lua. Hoje é um dia que mostra o poder e a promessa das parcerias comerciais da NASA. Parabéns a todos os envolvidos nesta grande e ousada busca", afirmou Bill Nelson, administrador da NASA, conforme repercutido pela CNN. 

A empresa responsável pelo incrível feito é a Intuitive Machines, que oferece serviços de exploração espacial. Ela é a quarta companhia privada a tentar realizar o feito (vindo após Ispace, American Astrobotic e SpaceIL), encontrando sucesso onde suas predecessoras falharam. 

Mais detalhes 

Vale apontar ainda que a Odysseus carregou até o satélite natural da Terra seis cargas científicas projetadas pela NASA. Elas serão deixadas na Lua para coletar uma série de informações relevantes, o que prosseguirão fazendo durante por volta de uma semana. 

As cargas úteis da NASA se concentrarão na demonstração de tecnologias de comunicação, navegação e pouso de precisão, e na coleta de dados científicos sobre a pluma de foguetes e as interações da superfície lunar, bem como o clima espacial e as interações da superfície lunar que afetam a radioastronomia”, explicou a agência em uma declaração repercutida também pela CNN.