Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Anna Carolina Jatobá

STJ manda Justiça de São Paulo analisar situação prisional de Anna Carolina Jatobá

O pedido foi solicitado pelo STJ para a Justiça de São Paulo nesta terça-feira, 30

Redação Publicado em 30/05/2023, às 17h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de casal Nardoni em entrevista - Reprodução/Vídeo/Globo
Imagem de casal Nardoni em entrevista - Reprodução/Vídeo/Globo

Nesta terça-feira, 30, a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por unanimidade, determinou que a Justiça de São Paulo analise a chance de Anna CarolinaJatobá ir para o regime aberto. 

Segundo o portal de notícias do G1, a defesa de Anna recorreu ao Superior Tribunal de Justiça após ser solicitado pelo juiz da Vara de Execuções penais um teste Rorschach. Esse teste psicológico tem a finalidade de avaliar se o pedido para o regime aberto evoluiria ou não.

Porém, o teste foi dispensado pela Procuradoria-Geral da República, e, conforme relatado por Luciano Marins Maia, subprocurador-geral da República, tal método já foi superado pela comunidade científica.

Além disso, Luciano ressaltou:

Houve exame criminológico, houve a análise de psicólogo, de psiquiatra, de assistente social, do controle sobre condição de segurança pública do presídio e todos apontaram na linha da possibilidade de progressão e depois sobreveio solicitação, sem devida fundamentação, de submeter a esse exame teste quando a própria comunidade cientifica considera inadequado, superado por outros exames”.

Quem é Anna Carolina Jatobá? 

Em março de 2009, Anna Carolina Jatobá foi condenada junto com Alexandre Nardoni pelo assassinato da menina Isabella Nardoni. Na ocasião, a criança foi arremessada da janela de um apartamento por seu pai e sua madrasta. 

Depois do crime, ao ser condenada a uma pena superior a 25 anos de prisão, Jatobá cumpre sua sentença na Penitenciária Santa Maria Eufrásia Pelletier.