Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Superlua

Superlua Azul poderá ser avistada nesta quarta-feira, 30

Fenômeno é o segundo desta natureza a acontecer no mês de agosto; entenda!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 29/08/2023, às 11h46 - Atualizado às 12h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa da Lua - PxHere
Imagem ilustrativa da Lua - PxHere

No primeiro dia do mês de agosto foi possível observar, em parte do Brasil, a Superlua de Esturjão. Mas para quem não conseguiu avistar o fenômeno, uma nova Superlua poderá ser avistada na próxima quarta-feira, 30.

Por ser a segunda em um único mês, essa é chamada de Superlua Azul. Segundo repercutido pelo Estadão, a fase da Lua Cheia poderá ser avistada a partir das 22h35, segundo o horário de Brasília. Vale ressaltar, porém, que nosso satélite não terá a cor de seu nome, mas sim um tom mais alaranjado.

+ O que disse a Nasa sobre a 'música' que astronautas ouviram no lado oculto da Lua?

Superlua

Apesar do nome Superlua, o termo é apenas usado popularmente e não uma definição astronômica oficial, repercute o G1. A nomenclatura é usada quando a Lua Cheia acontece próxima ao perigeu — quando nosso satélite natural está mais próximo da Terra, em uma distância menor que 360 mil km, aparentando ser 14% maior e 30% mais brilhante.

Conforme explica a NASA, nosso satélite natural demora 27,3 dias para dar uma volta completa em volta da Terra. Durante o período, a Lua passa por suas diferentes fases: cheia, minguante, nova e crescente — que duram, aproximadamente, sete dias cada.

Entretanto, como a volta dura menos que 30 dias, o evento pode se repetir duas vezes no mesmo mês, como é o caso de agosto. Além disso, como a trajetória não é um círculo perfeito, se aproximando muito mais de um elipse, a distância entre Lua e Terra sempre varia.