Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

O que disse a Nasa sobre a 'música' que astronautas ouviram no lado oculto da Lua?

Um curioso assovio teria sido gravado pelos equipamentos dos astronautas da Apollo 10; entenda!

Ingredi Brunato Publicado em 09/07/2023, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Divulgação/ Pixabay/ Ponciano
Imagem ilustrativa - Divulgação/ Pixabay/ Ponciano

Em julho de 1969, o homem chegou à Lua através da Apollo 11. Antes disso, no entanto, outras três missões do mesmo programa espacial da Nasa já haviam passado pela órbita do satélite natural da Terra. 

A anterior, em particular, que foi a Apollo 10, incluiu um evento muito curioso durante a passagem do módulo onde estavam os astronautas pelo lado oculto da Lua, que é aquele que nunca está visível da perspectiva de nosso planeta.

Isso pois ela acabou registrando um som semelhante a um assovio que ficou conhecido como "música espacial". Na gravação que capturou esta ocorrência, é possível ainda ouvir os astronautas envolvidos na missão comentando a respeito dos sons incomuns que estão escutando. 

Vocês também ouviram esse assobio? (...) Soa como...já sabem, o espaço sideral. Me pergunto o que pode ser", comenta John W. Young, que era o piloto do módulo. 

Eugene A. Cernam, outro astronauta, a certo ponto chama o assovio de "música" e observa que se parece com "algo do espaço sideral". O terceiro presente, Thomas P. Stafford, que havia sido designado como o comandante da Apollo 10, também se junta à conversa a respeito dos sons misteriosos. 

A experiência sonora inesperada durou cerca de uma hora. Outro detalhe é que, como eles se encontravam atrás da Lua ao longo deste trecho da viagem, estavam fora dos radares da Terra. 

Comparação entre o lado visível (esq.) e oculto (dir.) da Lua / Crédito:Divulgação/NASA

A Nasa disponibilizou essas gravações em seu site oficial em 2012, assim permitindo que qualquer um com acesso à internet pudesse ouvir o momento em que o fenômeno foi registrado. As transcrições desses áudios, por sua vez, já teriam sido tornadas públicas em 1982. 

Vale apontar que os três homens não foram os únicos a ouvirem o "assovio espacial" durante suas saídas da atmosfera terrestre. Conforme repercutiu o portal Space, Michael Collins, que participou da Apollo 11, chegou a falar sobre o assunto em seu livro — chamado "Carrying the Fire: An Astronaut's Journey" (1974) —, dizendo que teria ficado apavorado com a misteriosa música do Universo se não tivesse sido avisado que a escutaria. 

Mas qual a explicação? 

Uma das teorias conspiratórias mais comuns a respeito do evento é que os sons ouvidos pelos astronautas da Nasa tenham sido produzidos por alienígenas. A agência espacial estadunidense, todavia, tem uma explicação menos emocionante para o assovio: segundo afirmou um porta-voz da organização em 2016, os ruídos consistiriam em "interferência", isso é, barulhos produzidos pelos encontros entre ondas sonoras indo em direções diferentes. 

Segundo informou a BBC naquele ano, Eugene Cernan, um dos participantes do programa lunar que na época já tinha 81 anos de idade, também comentou o assunto, ao que buscou acalmar as preocupações do público: 

Se tivéssemos pensado que se tratava de outra coisa (que não fosse uma interferência), haveríamos informado todo o mundo depois do voo", garantiu o astronauta, que comandou a Apollo 17. 

+ Para ouvir os curiosos assovios, basta entrar neste link. Eles começam a partir do minuto 44.