Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Michel Deville

Trabalhou com Brigitte Bardot: Cineasta francês Michel Deville morre aos 91 anos

Michel Deville dirigiu cerca de 30 longas-metragens e recebeu dois prêmios César do cinema francês

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 23/02/2023, às 10h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O cineasta francês Michel Deville - IMDB
O cineasta francês Michel Deville - IMDB

Nesta quinta-feira, 23, a família do cineasta francêsMichel Deville informou seu falecimento. Aos 91 anos, Deville, que trabalhou com nomes como Brigitte Bardot, Catherine Deneuve e Michel Piccoli, morreu em 16 de fevereiro e foi sepultado na última segunda-feira, 20. 

Anunciamos hoje porque queríamos nos reunir na intimidade de nossa família e Michel odiava cerimônias", disse sua esposa e colaboradora, Rosalinde Deville, à AFP. 

Ainda de acordo com o que foi informado por Rosalinde, Michelmorreu de “velhice”. Segundo a esposa do cineasta, ele foi sepultado no cemitério de Boulogne-Billancourt; que fica próximo a Paris. 

Relembre a carreira de Michel Deville

Ao longo de sua carreira no cinema, Michel Deville dirigiu cerca de 30 longas-metragens, como o clássico "La maladie de Sachs" (1999). Por seus trabalhos, ele recebeu dois prêmios César do cinema francês: "El Dossier 51" (1978), que ganhou como melhor roteiro e "Perigo no Coração" (1985) como melhor direção. 

Segundo o G1, boa parte de seus filmes foram baseados em adaptações de obras literárias. Exemplo disso são "Uma Leitora Bem Particular" (1988) e o próprio "La maladie de Sachs". Este último filme, estrelado por Albert Dupontel, é uma adaptação de um romance homônimo de Martin Winckler.