Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Edgar Allan Poe

Tudo o que sabemos sobre a série da Netflix baseada no conto de Edgar Allan Poe

Saiba o que esperar da nova série baseada em conto publicado em 1839 por Edgar Allan Poe

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 16/08/2023, às 19h05 - Atualizado em 20/08/2023, às 09h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'A Queda da Casa de Usher' e Edgar Allan Poe - Divulgação / Netflix e Domínio Público
Cena de 'A Queda da Casa de Usher' e Edgar Allan Poe - Divulgação / Netflix e Domínio Público

Realizada a partir de uma adaptação de um conto de Edgar Allan Poe, uma nova minissérie de terror da Netflix ganhou data de estreia. "A Queda da Casa de Usher" —que ainda não teve trailer divulgado — será lançada no serviço de streaming no dia 12 de outubro. Afinal, o que sabemos sobre essa nova produção até agora?

Teaser

De acordo com o portal Collider, embora ainda não exista um trailer de 'A Queda da Casa de Usher', um teaser da obra foi divulgado no último dia 12.

O vídeo curto, que conta com apenas 16 segundos, não revela muito acerca da trama, mas faz referência a outra obra do autor — O Corvo — ao repetir a palavra "nevermore" (nunca mais), uma das mais marcantes do poema. Também podemos destacar que há nas cenas apresentadas uma atmosfera sombria, o que aumenta a expectativa para a série.

Cena da nova minissérie da Netflix / Crédito: Divulgação / Netflix

Publicado pela primeira vez em 1839, o conto escrito pelo famoso autor norte-americano é conhecido por seu estilo gótico e atmosfera sombria. A história gira em torno dos irmãos Roderick e Madeline Usher, que residem na antiga e decadente mansão da família.

"Os implacáveis irmãos Roderick e Madeline Usher transformaram a Farmacêutica Fortunato em um império de riqueza, privilégios e poder. Mas os segredos do passado vêm à tona quando os herdeiros da dinastia Usher começam a morrer nas mãos de uma mulher misteriosa de sua juventude", explicou a Netflix em comunicado à imprensa.

Produção

Flanagan e Michael Fimognari assinam como diretores de quatro dos episódios da minissérie, que será formada por um total de oito partes. Trevor Macy, Emmy Grinwis e Fimognari desempenharão papéis como produtores executivos no projeto.

Embora a maioria do elenco tenha sido selecionada até o final de 2021, a produção efetiva da série iniciou-se somente em 2022, sendo que as gravações ocorreram na Colúmbia Britânica, mais precisamente nos Estúdios Bridge, seguindo a tradição de muitos trabalhos anteriores de Flanagan. A produção chegou ao seu término em 9 de julho de 2022.

O escritor americano Edgar Allan Poe / Crédito: Domínio público / desconhecido

Elenco

'A Queda da Casa de Usher' conta com rostos já conhecidos de outras produções de Flanagan, como Carla Gugino (A Maldição da Residência Hill, A Maldição de Bly Manor), Kate Siegel (Missa do Galo), Annabeth Gish (A Maldição da Residência Hill, Missa do Galo), Henry Thomas (Jogo Perigoso, Doutor Sono) e Rahul Kohli (Missa do Galo, A Maldição de Bly Manor). Bruce Greenwood (Doutor Sono) protagoniza a série como Roderick Usher.

Outros nomes de importância são Mary McDonnell (Dança com Lobos, Donnie Darko), escalada para interpretar Madeline Usher, e Mark Hamill, que dará vida a Arthur Pym, o advogado da família.

Temáticas trabalhadas

Segundo o Collider, em contraste com os cineastas anteriores que abordaram as narrativas de Poe, Flanagan parece mais inclinado a explorar os temas psicológicos do que a atmosfera gótica.

A abordagem de Flanagan pode se concentrar em questões envolventes, como a influência do passado no presente, a interseção entre insanidade e elementos ocultos, bem como a maneira como o medo intenso pode precipitar violência e morte.

Além disso, com a inclusão de C. Auguste Dupin no elenco — detetive que figura em outra história de Poe, "Os Assassinatos da Rua Morgue"— é possível que a minissérie expanda sua trama incorporando elementos de outras obras e poemas de Poe, como "O Barril de Amontillado" e "O Corvo".