Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Tumba de 1,5 mil anos encontrada intacta no México revela 20 esqueletos

O achado se deu no fim de setembro, em aglomerado arqueológico em San Juan Ixcaquixtla

Redação Publicado em 13/11/2023, às 08h04 - Atualizado às 17h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Esqueletos descobertos em tumba de 1,5 mil anos do México - Divulgação/INAH
Esqueletos descobertos em tumba de 1,5 mil anos do México - Divulgação/INAH

No final do último mês de setembro, em meio a obras urbanas na cidade de San Juan Ixcaquixtla, no México, foi descoberta uma tumba intacta de 1,5 mil anos de tradição mixteca-zapoteca em uma praça da cidade. Desde então, arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do México vêm estudando o achado, que permitiu uma série de outras descobertas.

De acordo com a Revista Galileu, o achado guarda diversos segredos de um rito de adoração aos ancestrais além de, provavelmente, ser relacionado a uma antiga linhagem de guerreiros comerciantes da época. As descobertas e estudos foram revelados em comunicado divulgado no último 31 de outubro.

+ Estrutura dedicada a divindade maia e asteca é descoberta no México

Achados

Segundo Alberto Diez-Barroso Repizo, arqueólogo responsável por coordenar a equipe de pesquisadores, San Juan Ixcaquixtla foi construída sobre um sítio arqueológico que, nos tempos atuais, revela uma série de achados da região de ainda antes da chegada dos espanhóis. Em 2004, foi encontrado um outro túmulo contendo três câmaras e um mural; e em 2013, outra tumba foi achada próxima ao mercado municipal.

O achado mais recente, por sua vez, conta com duas câmaras — de 4 por 2 metros cada —, que compõem, ainda, um complexo funerário bem maior. Somente nas duas câmaras, ao menos três sepultamentos com restos de cerca de 20 esqueletos foram descobertos.

Além do mais, em uma das câmaras também foram encontrados aproximadamente 150 vasos cerâmicos, sem mencionar um osso humano esculpido com uma inscrição daquele povo, um machado votivo e três jugos de tradição mesoamericana. Alberto Repizo pontua no comunicado que os achados correspondem ao período clássico mesoamericano, o que pode ser pontuado graças ao formato e a decoração das peças de cerâmica.

+ Como era feita a extração do coração nos sacrifícios humanos dos povos mesoamericanos?