Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Twitter

Twitter anuncia fim de sua política de combate à desinformação sobre a Covid-19

Desde sua compra por Elon Musk, há cerca de um mês, a plataforma passou por diversas mudanças

Redação Publicado em 29/11/2022, às 14h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa do Twitter - Foto de PhotoMIX-Company, via Pixabay
Imagem ilustrativa do Twitter - Foto de PhotoMIX-Company, via Pixabay

Na última segunda-feira à noite, 28, uma nota publicada na página oficial do Twitter chamou a atenção de internautas: de acordo com a mensagem, a plataforma abandonou sua política anterior de combate à desinformação relacionada à Covid-19. O aviso, divulgado de forma discreta, afirma que essa mudança já é válida desde quarta-feira passada, 23. 

"A partir de 23 de novembro de 2022, o Twitter não está mais aplicando a política de informações enganosas da Covid-19", diz o texto, referindo-se ao conjunto de medidas implantados pela rede social de 2020 para cá para impedir a circulação de notícias falsas a respeito da doença e das vacinas desenvolvidas para combatê-la. 

De acordo com informações repercutidas pela CNN, o Twitter removeu aproximadamente 100 mil conteúdos enganosos relativos à pandemia entre janeiro de 2020 e setembro de 2022. Adicionalmente, mais de 11 mil contas teriam sido suspensas por violarem as regras estabelecidas por essa política. 

Twitter 2.0

Após a compra da rede social por Elon Musk no fim do último mês de outubro, todavia, ela tem passado por diversas mudanças, incluindo a demissão de 50% dos funcionários da empresa.

Um ultimato dado pelo bilionário aos empregados restantes, exigindo que eles trabalhassem "longas horas em alta intensidade", por sua vez, levou à saída de outra porção da equipe. 

Uma outra modificação importante já indicada pelo homem mais rico do mundo anteriormente é restauração de contas banidas, como aquela pertencente ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Assim, é possível que alguns desses usuários que poderão voltar à plataforma sejam aqueles expulsos por, de acordo com a política anterior, espalhar desinformação a respeito do coronavírus.