Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Veja a cidade brasileira entre as melhores do mundo em ranking da Oxford

O levantamento global realizado pela Oxford avaliou critérios como economia, capital humano, qualidade de vida, meio ambiente e governança

Redação Publicado em 23/05/2024, às 19h10 - Atualizado em 29/05/2024, às 19h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia aérea da cidade de São Paulo - Foto por RealityIllusion pelo Wikimedia Commons
Fotografia aérea da cidade de São Paulo - Foto por RealityIllusion pelo Wikimedia Commons

Um estudo conduzido pela consultoria britânica Oxford analisou mil cidades do mundo todo, considerando diversos critérios como economia, capital humano e meio ambiente. O resultado foi um relatório revelando as melhoras cidades do mundo, com as cidades brasileiras classificadas modestamente na lista geral.

Conforme repercutido pela CNN Brasil, São Paulo lidera entre as cidades brasileiras, ocupando a 294ª posição. Brasília segue em segundo lugar nacional, na 309ª colocação, seguida pelo Rio de Janeiro em terceiro.

Surpreendentemente, Campinas, no interior de São Paulo, superou capitais como Salvador e Fortaleza, alcançando a quarta posição entre as cidades brasileiras. Enquanto isso, Florianópolis se destaca como a quinta melhor colocada.

Embora o ranking geral aponte posições modestas para as cidades brasileiras, algumas se destacaram em aspectos específicos. Fortaleza foi reconhecida como a segunda melhor cidade do mundo em termos de meio ambiente, enquanto Natal conquistou a quarta posição nesse critério. Fatores como temperatura, incidência de desastres naturais e questões ambientais foram levados em consideração.

Outros detalhes

No topo do ranking global, encontra-se York (EUA) em primeiro lugar, seguida por Londres (Reino Unido), São José (Califórnia, EUA), Tóquio (Japão) e Paris (França).

A pesquisa da Oxford analisou as cidades em várias áreas, como economia, capital humano, qualidade de vida, meio ambiente e governança. O resultado apontou a necessidade de melhorias em diversas áreas para que as metrópoles brasileiras possam alcançar posições mais elevadas em avaliações futuras.