Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Entretenimento

Vencedora do Oscar de Melhor Documentário cita Karl Marx em discurso de vitória

Julia Reichert comemorou o prêmio com um discurso sobre a união dos trabalhadores contra as más condições de trabalho. Confira!

André Nogueira Publicado em 10/02/2020, às 11h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Comemoração no Oscar 2020 - Getty Images
Comemoração no Oscar 2020 - Getty Images

A diretora do documentário Indústria Americana, vencedora do Oscar da categoria, surpreendeu a plateia ao citar, no discurso de recebimento do troféu, o Manifesto Comunista de Friedrich Engels e Karl Marx. No final de sua fala, Julia Reichert disse: “Trabalhadores do mundo, uni-vos.”

O filme, agraciado com o prêmio competindo contra o documentário brasileiro Democracia em Vertigem, expõe as diferenças culturais entre os EUA e China durante a abertura de uma fábrica em Ohio. Em sintonia com o discurso em questão, o longa trata de questões sobre as condições do trabalho fabril.

Cartaz do filme / Crédito: Wikimedia Commons

A mensagem passada por Reichert, ao lado do codiretor Steven Bognar, é a de que as condições de vida dos trabalhadores só melhorarão com a união e a organização deles contra as dificuldades do mundo capitalista.

Cidadãos brasileiros ideologicamente ligados ao atual presidente comemoram a derrotas de Petra Costa para Julia Riechert no Oscar, por desavença total com a narrativa petista do documentário brasileiro. Porém, o caso foi de exaltação de um filme de claras tendências marxistas.


+Saiba mais sobre Karl Marx:

Manifesto do Partido Comunista, Karl Marx e Friedrich Engels (2014) - https://amzn.to/2P5MEC7

Marxismo, de George Boucher (2014) - https://amzn.to/2Oxcdgh

O Ópio dos Intelectuais, de Raymond Aron (2016) - https://amzn.to/35Jz1PG

Karl Marx, de Isaiah Berlin (2014) - https://amzn.to/2pZZ8m9

O Velho Marx. Uma Biografia de Seus Últimos Anos. 1881-1883, de Marcello Musto (2018) - https://amzn.to/2OTCl3J

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.