Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Virginia Woolf

Virginia Woolf: biografia celebra os últimos anos de vida da escritora

Herbert Marder revela visão autêntica de Virginia Woolf, renomada ensaísta que completaria 142 anos no dia 25 de janeiro

Redação Publicado em 04/01/2024, às 11h18 - Atualizado às 11h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A ensaísta Virginia Woolf - George Charles Beresford
A ensaísta Virginia Woolf - George Charles Beresford

Em contraste com biografias convencionais que se debruçam sobre a vida pessoal do biografado, Herbert Marder escolheu uma perspectiva distinta para explorar a história de Virginia Woolf: tomou nota dos registros mais íntimos. Diários, cartas e a bibliografia woolfodiana serviram como base para 'A medida da vida', que traz uma visão detalhada sobre os últimos dez anos vividos pela escritora.

O cerne da obra – agora em nova edição lançada pela Tordesilhas – explora a resistência literária de Woolf, as relações interpessoais complexas e os eventos políticos e históricos que a cercavam.

A trajetória

Com uma narrativa perspicaz e fluída, o professor emérito de inglês na Universidade de Illinois ainda delineia a consciência de perigo pessoal que permeou as ações e percepções de Woolf nos anos que antecederam à Segunda Guerra Mundial.

Quanto ao desfecho da vida de Virginia, o biógrafo não insiste em encontrar explicação racional sobre o suicídio, e ressalta a importância do relacionamento da autora com a médica e prima Octavia Wilberforce.

A segurança de sua ligação com Leonard (marido de Virginia) voltou então a confortá-la: ‘Se não fosse pela divina bondade de L., quantas vezes eu deveria estar pensando na morte’, declarou ela, e deu consigo a repetir sobriamente: ‘Isso é que é felicidade’. Ela mesma tinha dito: ‘Se não sofresse tanto, não poderia ser feliz’" (A medida da vida, p. 81).

Marder oferece uma perspectiva diferenciada sobre a trajetória de Woolf ao destacar a participação dela no cenário político, na luta contra a discriminação de gênero e convívio com o influente Círculo de Bloomsbury, constituído por intelectuais como T.S. Eliot, Roger Fry e Maynard Keynes, que se reuniam na residência da dama literária inglesa.

Com fotos, adendos e índice remissivo, A medida da vida oferece a oportunidade de compreender Virginia Woolf sob a ótica da própria autora. De maneira afetuosa, o livro apresenta o retrato de uma mulher atormentada por crises de depressão e pela frágil saúde mental, cujo brilhantismo literário permaneceu inabalável.