Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Vladimir Putin ganha eleições na Rússia pela quinta vez

O chefe de Estado russo de 71 anos já passou mais de duas décadas no poder, e, após essa vitória, permanecerá nele até 2030

Redação Publicado em 17/03/2024, às 16h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vladimir Putin - Getty Images
Vladimir Putin - Getty Images

As eleições para presidente na Rússia foram concluídas neste domingo, 17, após três dias de votação, com a vitória de Vladimir Putin, que levou 87,97% dos votos.

O político disputou com três concorrentes autorizados, que possuem, todavia, atitudes amigáveis em relação ao Kremlin. Assim, vai iniciar quinto mandato sob controle do governo russo. 

Putin já passou 24 anos no poder, e, com mais este mandato, irá ficar por outros seis — até 2030. O processo de votação, aliás, é considerado uma questão de formalidade, com a vitória de Putin como chefe de Estado tendo sido previsível. 

Opositores mortos e barrados 

Durante as últimas eleições presidenciais do país, que foram realizadas em 2018, Alexei Navalny, que era conhecido como o maior opositor de Vladimir Putin, tentou lançar sua candidatura, mas esta foi rejeitada, conforme repercutido pela Agência Brasil. 

O homem, vale mencionar, foi preso no início de 2021, e faleceu em uma colônia prisional russa recentemente. Sua família culpa o Kremlin pela morte, enquanto os documentos oficiais do governo russo dizem ter sido um óbito de causas naturais. 

Vale apontar que, nas eleições deste ano, também houve um rival que tentou lançar sua candidatura, Boris Nadezhdin— o único político atualmente a se opor abertamente a Putin. Ele critica, por exemplo, a guerra na Ucrânia, que já dura mais de dois anos. Porém, Boris também foi barrado de participar da corrida presidencial.