Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Único rival político de Putin na Rússia é barrado nas eleições

Segundo a Comissão Eleitoral Central da Rússia, Boris Nadezhdin teria utilizado de assinaturas falsas e de pessoas mortas entre apoiadores — o que ele discorda

Éric Moreira Publicado em 08/02/2024, às 08h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Boris Nadezhdin - Reprodução/X/@Borbornad
Boris Nadezhdin - Reprodução/X/@Borbornad

Nesta quinta-feira, 8, o candidato à eleição presidencial da Rússia, Boris Nadezhdin, alegou que a Comissão Eleitoral Central (CEC) recusou registrá-lo como candidato. Nadezhdin é conhecido por ser o único candidato russo abertamente contrário ao governo de Putin, atual presidente.

+ Putin promulga lei que proíbe participação de colaboradores de organizações "extremistas" nas eleições russas

Já a CEC, justificando o ato, alegou ter encontrado assinaturas falsas entre os supostos apoiadores de Nadezhdin, além de algumas até mesmo de pessoas mortas. Porém, em seu canal do Telegram, o homem disse não concordar com a decisão e que ainda iria recorrer à Suprema Corte.

Coletei mais de 200 mil assinaturas em toda a Rússia. Realizamos a coleta de forma aberta e honesta — as filas em nossa sede e pontos de coleta foram monitoradas por todo o mundo", escreveu.

Vale mencionar que, para concorrer, seria necessário que Nadezhdin reunisse ao menos 100 mil assinaturas de 40 regiões da Rússia. Conforme repercutido pelo g1, ele também afirma que "participar nas eleições presidenciais de 2024 é a decisão política mais importante da minha vida. Não vou desistir das minhas intenções."

Putin, por outro lado, optou desta vez por concorrer como independente nas eleições que ocorrerão em março, em vez de candidato do partido pelo qual se elegeu anteriormente, o Rússia Unida. Ele precisa de 300 mil assinaturas, mas, segundo seus apoiadores, já teria arrecadado mais de 3,5 milhões.

Vladimir Putin / Crédito: Getty Images

Oposição

Boris Nadezhdin ficou mais conhecido na Rússia por criticar incisivamente uma série de medidas tomadas pelo Kremlin, principalmente no que se refere à brutal guerra da Ucrânia, que ocorre desde 24 de fevereiro de 2022, a qual ele classifica como um "erro fatal". Além disso, ele também promete, caso eleito, libertar presos políticos e reverter a legislação anti-LGBTQIAP+ do país.

+ Maior crítico de Putin é encontrado em prisão remota após 3 semanas sumido

O atual governo, no entanto, afirma não ver Nadezhdin como um rival sério de Putin, considerando que o atual presidente deve vencer as eleições esmagadoramente. Putin ainda está apto a concorrer a mais dois mandatos, o que, segundo o tempo de mandato russo, quer dizer que ele pode permanecer no poder até 2036.