Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / China

Xi Jinping é reeleito como presidente da China para terceiro mandato

Feito inédito ocorre após político dar fim a limite constitucional de dois mandatos presidenciais

Eduardo Lima, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 10/03/2023, às 12h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Xi Jinping na reunião do Congresso Nacional do Povo da China, no último dia 5 - Lintao Zhang/Getty Images
Xi Jinping na reunião do Congresso Nacional do Povo da China, no último dia 5 - Lintao Zhang/Getty Images

Xi Jinping foi reeleito, nesta sexta-feira, 10, ao cargo de presidente da nação mais populosa do mundo, a China. Uma votação do órgão parlamentar chinês reencaminhou o líder ao cargo pelo terceiro mandato seguido, feito inédito, já que todos os governantes depois de Mao Tsé-Tung ficaram, no máximo, 10 anos na cadeira presidencial. Em 2018, Xiaboliu o limite constitucional de dois mandatos presidenciais.

A votação para a presidência da China, realizada pelos deputados do país no Grande Palácio do Povo, em Pequim, foi unânime, com 2.952 votos a favor de Xi Jinping e nenhum voto sequer contra.

Em outubro de 2022, XiJinping, de 69 anos, também foi reconduzido à condição de secretário-geral do Partido Comunista Chinês (PCC) e comandante da comissão militar do partido, os dois cargos mais importantes do país concentrados na mesma pessoa.

Jinping foi o único candidato à presidência da China, segundo o UOL. Ele ocupa o cargo desde 2013.

Novo mandato

Juro ser leal à pátria e ao povo (...) e trabalhar duro na construção de um grande país socialista moderno que seja próspero, forte, democrático, mais civilizado e harmonioso", jurou Xi com o punho levantado após a reeleição.

A Assembleia Popular Nacional (APN) chinesa também elegeu Han Zheng como vice-presidente e Zhao Leji como presidente do comitê permanente do Parlamento. O cargo de primeiro-ministro provavelmente irá para Li Qiang, aliado de Xi Jinping.

De funcionário público praticamente desconhecido para o mais longevo líder da China em décadas, Xi Jinping tem uma trajetória de ascensão que serve ao culto à personalidade que o presidente chinês constrói em torno de si mesmo.

O presidente reeleito foi congratulado em sua vitória pelo aliado econômico e diplomáticoVladimir Putin, presidente da Rússia, que expressou seus "sinceros parabéns" ao dizer que a Federação Russa "aprecia muito sua contribuição pessoal para o fortalecimento das relações entre nossos países".