Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / 'The Big Bang Theory'

5 coisas que você pode não saber sobre The Big Bang Theory

Uma das séries de comédia mais populares já feitas, 'The Big Bang Theory' é repleta de detalhes curiosos em sua produção; confira!

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 10/09/2023, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional de 'The Big Bang Theory' - Divulgação
Imagem promocional de 'The Big Bang Theory' - Divulgação

Por mais que todos os anos plataformas de streaming e grandes produtoras apresentem ao público incontáveis séries de todos os gêneros possíveis, apenas algumas conseguiram conquistar uma base de fãs tão ampla e sólida quanto 'The Big Bang Theory'. Com início em 2007 e encerramento em 2019, ainda hoje é uma das sitcoms mais populares já produzidas, tendo um total de 279 episódios e um spin-off, 'Jovem Sheldon'.

A sitcom acompanha a princípio os novos companheiros de apartamento Leonard Hofstadter e Sheldon Cooper, dois jovens que sabem de quase tudo sobre física quântica, mas não tanto sobre se relacionar com outras pessoas. Até que uma série de acontecimentos os unem frequentemente aos outros amigos cientistas, Howard Wolowitz e Rajesh "Raj" Koothrappali, bem como a nova vizinha, a garçonete e aspirante a atriz Penny.

Ao longo de seus 12 anos de produção, foram vários os momentos memoráveis. A série recebeu muitos convidados ilustres em participações especiais — como Elon Musk e Stephen Hawking —, e consagrou Jim Parsons, Kaley Cuoco e Johnny Galecki como Shelson, Penny e Leonard, respectivamente. Isso sem mencionar a presença frequente de outros nomes importantes do elenco, como Simon Helberg (Howard), Kunal Nayyar (Raj), Melissa Rauch (Bernadette) e Mayim Bialik (Amy).

+ O detalhe que você pode ter perdido na pintura mostrada em The Big Bang Theory

É claro que, com tantos episódios e um elenco tão unido, 'The Big Bang Theory' contaria com algumas curiosidades ao longo de seus anos de produção. Confira a seguir 5 fatos que você possivelmente não sabia sobre a sitcom mais popular de todos os tempos:

Imagem de divulgação com todo o elenco principal de 'The Big Bang Theory'
Imagem de divulgação com todo o elenco principal de 'The Big Bang Theory' / Crédito: Divulgação/Warner Bros. Television Distribution

1. Fontes científicas

Como já mencionado, 'The Big Bang Theory' acompanha um grupo de 'nerds', tanto no sentido de serem amigos fãs de quadrinhos e cultura pop, como também por serem cientistas com grandes conhecimentos de química, física, astronomia e engenharia. Logo, um elemento comum na série é o uso de piadas com complexos dados científicos; e para a surpresa de alguns, são dados reais e com fundamento.

De acordo com a BBC, desde 2007, ano da primeira temporada da série, o professor de física David Saltzberg serviu como consultor científico para os produtores. Porém, ele não foi o único no set a fazer isso: a atriz Mayim Bialik, que interpreta a neurobióloga Amy Farrah Fowler, possui doutorado em neurociência e também ajudou os roteiristas no que se refere à precisão de algumas piadas, desde que entrou, na terceira temporada.

A atriz Mayim Bialik, que dá vida à personagem Amy Farrah Fowler em 'The Big Bang Theory'
A atriz Mayim Bialik, que dá vida à personagem Amy Farrah Fowler em 'The Big Bang Theory' / Crédito: Getty Images

2. "Bazinga!"

Mesmo aqueles que não assistiram a 'The Big Bang Theory' completamente podem ter se deparado vez ou outra com o excêntrico Sheldon Cooper, personagem de Jim Parsons, falando o seu famoso jargão "bazinga!". Embora a palavra, por si só, não tenha um significado, o cientista a utiliza geralmente quando conta uma piada ou prega uma peça em alguém.

Porém, o que começou como uma simples piada dentro da sitcom, se tornou, ironicamente, em uma nova expressão científica — mais especificamente uma espécie de abelha: Euglossa bazinga.

O nome foi escolhido por André Nemesio, biólogo brasileiro que descobriu a nova espécie, como uma homenagem ao "inteligente, engraçado e 'nerd' Sheldon Cooper", pois a abelha enganou os pesquisadores por bastante tempo por se parecer muito com outras espécies.

A abelha Euglossa bazinga
A abelha Euglossa bazinga / Crédito: Foto por Eframgoldberg pelo Wikimedia Commons

3. Salários milionários

Como já mencionado, 'The Big Bang Theory' é uma série memorável, sendo a responsável por alavancar a carreira de todo o elenco. Uma em especial foi a de Jim Parsons, o Sheldon Cooper, que ganhou um Globo de Ouro e quatro prêmios Emmy com o papel.

De acordo com a BBC, a ascensão profissional levou o elenco a, também, receber salários impressionantes — em 2016, chegava a US$ 1 milhão por episódio. No entanto, em 2017 isso mudou quando, segundo a Variety, os cinco personagens principais do início da série aceitaram uma redução no salário para aumentar os de Mayim Bialik (Amy) e Melissa Rauch (Bernadette), que se tornaram essenciais no grupo. Os altos valores, inclusive, fizeram de 'The Big Bang Theory' um dos programas televisivos mais caros já feitos.

O elenco principal de 'The Big Bang Theory'
O elenco principal de 'The Big Bang Theory' / Crédito: Getty Images

4. Canção de ninar

Além do jargão 'bazinga' de Sheldon Cooper, outros momentos associados ao personagem são os quais ele, por alguma razão, acaba doente e pede para que lhe cantem uma canção de ninar curta: "Soft kitty, warm kitty. Little ball of fur. Happy kitty, sleepy kitty. Purr, purr, purr" — na versão em português, ela foi traduzida para "gatinho macio. Gatinho quentinho. Bolinha de pelo. Gatinho feliz. Gatinho dorminhoco. Miau, miau, miau."

No entanto, o uso da cantiga se tornaria motivo para dor de cabeça aos produtores. Isso porque a letra foi escrita originalmente em 1937 pela poetisa Edith Newlin. As filhas dela acusaram a série de utilizá-la sem permissão, apresentando uma denúncia em 2015 por violação de direitos autorais. Porém, importante pontuar, a ação não avançou judicialmente, de forma que não levou qualquer consequência negativa à obra.

5. Nerds de verdade?

Claro que interpretar fissurados por histórias em quadrinhos, heróis, vídeo-games, 'Star Wars' e 'Jornada nas Estrelas' fez com que o elenco de 'The Big Bang Theory' ficasse associado à cultura nerd, e espera-se que eles conheçam pelo menos um pouco desses universos para conseguirem falar sobre com tanta facilidade ao longo de 12 anos. No entanto, na realidade nem todos eram 'nerds' de verdade.

Jim Parsons, por exemplo, admitiu à Time que, diferente de Sheldon Cooper, nunca foi fã de 'Jornada nas Estrelas' ou 'Doctor Who'; Simon Helberg, também não é fã das aventuras espaciais de Spock ou de quadrinhos. Já Kunal Nayyar, porém, declara ser um fã incondicional de quadrinhos e 'Star Wars'; e Johnny Galecki, por mais que também não goste de 'Jornada nas Estrelas', também é fã de 'Star Wars'.

Cena do episódio 11 da quarta temporada de 'The Big Bang Theory'
Cena do episódio 11 da quarta temporada de 'The Big Bang Theory' / Crédito: Reprodução/Warner Bros. Television Distribution