Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / 'Anastasia'

Anastasia: Veja o que a animação errou ou acertou sobre os Romanov

Animação de 1997 explora o fim da Dinastia Romanov, a família imperial russa; mas será que o filme é preciso historicamente? Confira!

Éric Moreira, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 31/10/2023, às 14h26 - Atualizado em 11/01/2024, às 11h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da animação 'Anastasia' e a verdadeira Anastásia Nikolaevna - Reprodução/20th Century Fox/Disney+ / Domínio Público via Wikimedia Commons
Cena da animação 'Anastasia' e a verdadeira Anastásia Nikolaevna - Reprodução/20th Century Fox/Disney+ / Domínio Público via Wikimedia Commons

Ao longo da década de 1990, foram várias as animações que se consagraram na memória das pessoas, sendo queridas até hoje. Nessa época, tivemos a possibilidade de conhecer 'O Corcunda de Notre Dame' (1996) e 'Hércules' (1997) da Disney, 'Princesa Mononoke' (1997) do Studio Ghibli, e ainda 'Anastasia' (1997), esse um pouco menos popular, da Fox.

Este último, por mais que não tenha tantos fãs no país, pode ser considerado como uma boa aventura para se conhecer. E da mesma forma como alguns dos filmes mais famosos do período são ambientados em regiões e contextos históricos bem próprios, 'Anastasia' é um recorte bastante curioso da vida real: ambientado na era da Revolução Russa, com a queda da Rússia Czarista e da famosa Dinastia Romanov.

"Depois do feitiço do maldoso Rasputin, a jovem Anastasia desaparece do palácio. Anos depois, sua avó, a grã-duquesa imperial que vive em Paris, oferece uma recompensa para quem trouxer sua neta de volta. De olho no dinheiro, dois russos fazem testes para encontrar uma menina parecida com a princesa, e encontram Anya, uma jovem órfã, que tem tudo para se fazer passar por Anastasia", explica a sinopse do filme, dirigido por Don Bluth e Gary Goldman.

Claro que sendo uma obra ficcional e fantasiosa, mesmo que inspirada em um período da história real — a execução da família Romanov ocorreu em 17 de julho de 1918 —, 'Anastasia' apresenta, em sua narrativa, alguns elementos que não necessariamente são exatos de acordo com a realidade. Sabendo disso, confira a seguir o que a animação errou ou acertou sobre os Romanov:

Aniversário do reinado

Uma imprecisão — por mais que pouco relevante na história e bem próxima da verdade — na animação é que, logo nas cenas iniciais, vê-se a comemoração dos 300 anos do reinado Romanov, em 1916. No entanto, a verdadeira coroa czarista comemorou esta data um pouco antes, em 1913.

Cena de 'Anastasia' (1997)
Cena de 'Anastasia' (1997) / Crédito: Reprodução/20th Century Fox/Disney+

A dissolução do reinado Romanov, por sua vez, ocorreu pouco depois, em fevereiro de 1917, tendo perdurado por 304 anos. Após isso, o czar Nicolau II abdicou do trono — no contexto da Revolução Russa — e foi exilado com sua família até a Sibéria.

Filha mais nova

No filme, conta-se que Anastasia, a protagonista que se perde da família, era a filha mais nova do rei. E de fato, a verdadeira AnastasiaAnastásia Nikolaevna, que também muito pensou-se ao longo da história que poderia ter sobrevivido ao massacre de sua família, o que não é verdade — era a mais nova das filhas de Nicolau II.

Em ordem, o czar teve as filhas Olga, em 1895; Tatiana, 1897; Maria em 1899 e, em 1901, Anastásia. Depois dela, porém, ainda nasceu o primeiro filho de Nicolau: Alexei, em 1904, este que, sendo homem, seria o legítimo herdeiro do trono — outra imprecisão, considerando-se que o filme coloca Anastasia como herdeira.

+ Confira a árvore genealógica da família Romanov;

Família Romanov em imagem colorizada digitalmente / Crédito: Divulgação/Klimbim

Inimigos de Rasputin

Um elemento bastante destoante da realidade, é que 'Anastasia' coloca como grande vilão o místico Grigori Rasputin, que trai os Romanov e é o responsável pela morte da família. Na realidade, porém, Rasputin era bastante próximo dos czares, servindo como santo particular, amigo e conselheiro de Nicolau.

Conhecido também como "monge louco", Rasputin tinha vários tipos de serventia para a família Romanov, atuando também como curandeiro e, segundo a Revista Bustle, até mesmo enviou em 1916 uma carta para Nicolau onde previa sua própria morte nas mãos de alguém da dinastia. E de fato, no mesmo ano ele foi assassinado Felix Yusupov, marido da única sobrinha do czar.

+ As memórias de Maria, filha de Grigori Rasputin, o místico dos Romanov;

"Rumor em São Petersburgo"

O filme possui um elemento bastante comum em animações lançadas ao longo da década de 90: canções. E em dado momento de 'Anastasia', que se ambienta na década de 1920, vários trabalhadores se unem para cantar 'Há Rumores em São Petersburgo'.

O nome da cidade russa, por sua vez, é mencionado várias vezes ao longo da música. Só existe um pequeno detalhe que faz disso impreciso historicamente: nesse período, esse nome não existia. Em 1914, a região se chamava Petrogrado, e só foi renomeada em 1924, quando se tornou Leningrado — nome este que permaneceu até 1945, quando se tornou São Petersburgo.

+ Revolução Russa e Lenin: Por dentro da revolução que mudou a História;

Maria Feodorovna

Maria Feodorovna, antiga imperatriz viúva e mãe de Nicolau II, não estava presente no derradeiro momento em que a família Romanov foi assassinada pelos bolcheviques, o que é um acerto na animação de 1997. No entanto, ao contrário do que é apresentado ao longo da narrativa, ela nunca ofereceu uma recompensa para encontrar Anastásia.

Retrato de Maria Feodorovna e sua representação em 'Anastasia' (1997)
Retrato de Maria Feodorovna e sua representação em 'Anastasia' (1997) / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons / Reprodução/20th Century Fox/Disney+

Historicamente, muita gente acreditou que Anastásia teria sobrevivido ao ataque e, ainda por cima, muitas meninas surgiram afirmando ser ela. No entanto, mesmo que Maria não tivesse acreditado de cara que a família havia sido assassinada — visto que apenas a morte de Nicolau II tinha sido confirmada —, ela nunca buscou por eles, se encontrou com alguma das farsantes ou comentou a tragédia. Foi uma década depois, em 13 de outubro de 1928, que Maria Feodorovna morreu, aos 80 anos.