Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Chico Xavier

Chico Xavier não compôs música para Roberto Carlos através de espírito

Boato de 2021 afirmava que o famoso médium teria psicografado a letra de um dos clássicos de Roberto Carlos

Redação Publicado em 27/08/2022, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O médium Chico Xavier - Divulgação/ Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
O médium Chico Xavier - Divulgação/ Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

Chico Xavier(1910 - 2002) foi um famoso médium e filantropo brasileiro. Considerado um dos maiores praticantes da religião espírita, ele ficou conhecido por seu trabalho com a psicografia, que é definida pelo espiritismo como a técnica de escrever mensagens ditadas pelos espíritos de pessoas que já morreram. 

O mineiro teria sido responsável por psicografar cerca de dez mil cartas e mais de 450 livros ao longo de sua vida, segundo informações repercutidas pela BBC Brasil. Ele atribuiu as obras a centenas de autores diferentes, e nunca cobrou nada por seus escritos, doando todos os lucros obtidos para instituições de caridade. 

O repertório de textos de Xavier, todavia, embora seja extenso, não inclui a letra da canção "O Homem", produzida pelos parceiros musicais Erasmos Carlose Roberto Carlos em um álbum lançado em 1973. 

Roberto Carlos em apresentação de 2015 / Crédito: Getty Images

A confusão envolvendo a música de conotação religiosa, que faz referência à figura de Jesus Cristo, foi criada em 2021 por um texto compartilhado diversas vezes através do Facebook. 

A letra dessa música é uma psicografia de Chico Xavier pelo espírito Emmanuel que foi entregue a Roberto Carlos nos “anos 70” em visita a Uberaba (MG) e juntamente com Erasmo Carlos, no ano de 1973, a transformaram nessa magnífica canção que emociona ao falar com simplicidade, mas extrema beleza da passagem do Mestre entre nós", dizia a mensagem enganosa. 

Vale mencionar queEmmanuel, o espírito que supostamente teria sido o autor da canção, é um dos mais frequentemente citados por Chico. O médium descrevia a figura como seu guia espiritual, e boa parte dos livros que psicografou são assinados com esse nome. 

Confira a música abaixo: 

Falso

Conforme esclarecido por uma matéria do portal Boatos.org, todavia, não existe nenhuma evidência de que Xavier sido responsável pela letra de "O Homem". 

Uma das provas mais fortes de que o texto é falso, se encontra no portal da União Brasileira de Compositores (UBC), que atribui a composição a Roberto Carlos e Erasmos

O site oficial do Fórum Espírita, que divulga informações a respeito do espiritismo e suas pregações, também não faz nenhuma menção a esse suposto episódio envolvendo Chico, quando seria de se imaginar que um episódio desses com um dos cantores mais famosos do Brasil definitivamente seria descrita em portais espíritas. 

O Boatos.org também relata não ter encontrado nenhuma entrevista em que Xavier fala a respeito desse episódio, o que o torna ainda mais suspeito. 

A única fonte da informação parece ser a própria mensagem, de forma que é possível concluir que seu autor inventou a história relatada, citando os nomes de personalidades brasileiras famosas a fim de chamar a atenção dos usuários da rede.