Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Rejuvenescimento

Como é o tratamento do empresário que quer voltar a ter um corpo de 18 anos

O empresário americano Bryan Johnson chamou atenção ao redor do mundo por tratamento de rejuvenescimento

Redação Publicado em 13/07/2023, às 11h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O empresário americano Bryan Johnson - Reprodução
O empresário americano Bryan Johnson - Reprodução

Nos últimos meses, o empresário norte-americano Bryan Johnson chamou atenção ao redor do mundo em um projeto insólito: encontrar a 'fonte da juventude'. Ele gastou um total de 2 milhões de dólares num tratamento de rejuvenescimento para ter de volta seus “18 anos”. No entanto, ele anunciou que abriu mão do procedimento que consiste em trocar de sangue com seu filho de 17 anos. 

De acordo com O Globo com informações do Bloomberg, Bryan afirmou que “nenhum benefício foi detectado” durante o tratamento. O empresário foi submetido a troca de plasma realizada em maio deste ano que envolveu ele, seu filho e seu pai.

O empresário americano Bryan Johnson /Crédito: Divulgação/Project Blueprint

A troca de sangue com seus parentes, segundo detectado por exames de imagem e biomarcadores, não apresentou benefícios. Sobre o procedimento, o empresário afirmou que: "A troca de plasma jovem pode ser benéfica para populações biologicamente mais velhas ou certas condições. No meu caso, não acumula benefícios além das minhas intervenções existentes". 

Vale lembrar que em 2019, a Food and Drug Administration (FDA), agência regulatória americana, informou que a prática não fornece "nenhum benefício clínico comprovado" contra doenças ou até mesmo envelhecimento.

Naquela época, a FDA informou: "Os tratamentos com plasma de doadores jovens não passaram pelos testes rigorosos que o FDA normalmente exige para confirmar o benefício terapêutico de um produto e garantir sua segurança. Desencorajamos fortemente os consumidores de buscar esta terapia fora dos ensaios clínicos sob o conselho de revisão institucional apropriado e supervisão regulatória”.

Aos 45 anos, Bryan disse ser um "atleta profissional de rejuvenescimento". Investindo muito dinheiro, ele vive numa dieta vegana com duras restrições calóricas, toma mais de 100 comprimidos, não bebe e vive uma intensa jornada de exercícios e exames todos os dias. Tudo feito para voltar a ter o corpo do passado.

Alto investimento

Como repercutido pela Revista Caras Brasil, a busca pelo rejuvenescimento de Bryan Johnson não é simples: além de força de vontade, o empresário chegou a investir milhões de dólares, e é acompanhado diariamente por uma equipe formada por 30 médicos

Isso não é um hobby. Não estou pedindo para as pessoas fazerem o que eu faço, o que estou tentando mostrar é que é possível. Queria saber se a fonte da juventude está aqui e agora apenas escondida em milhares de publicações científicas e em um estilo de vida que permita adesão perfeita à ciência", disse em entrevista repercutida pelo jornal Estado de S. Paulo.

Os detalhes da intensa rotina de Johnson são compartilhados num site criado com esse objetivo, que recebe o nome do projeto: Blueprint. É dito até mesmo que o empresário não consome mais que 1.977 calorias diárias, divididas em três refeições.

Embora muitos dos estudos em que seu projeto se baseia não sejam 100% comprovados, ele acreditava que o projeto trouxe resultados positivos. Após dois anos seguindo as 'novas regras', Bryan teve o que chama de 'idade biológica' reduzida em pelo menos 5,1 anos, e o ritmo de envelhecimento diminuiu em 28%.

Há algo interessante aqui sobre a fonte da juventude, talvez estejamos mais próximos [dela] do que pensávamos", explicou.

Ao receber críticas de diversos especialistas ao redor do mundo por adotar técnicas que não tem comprovação científica, o que pode representar um risco, o empresário disse que: "Tudo é metodicamente pesquisado, cuidadosamente planejado e medido.