Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Madeleine McCann

Jovem que acredita ser Madeleine McCann: As principais atualizações do caso

Após sofrer ameaças, jovem que teorizou ser Madeleine McCann se mudou para os EUA, fez exames de DNA e agora teme problema de saúde

Redação Publicado em 18/03/2023, às 08h00 - Atualizado em 19/03/2023, às 11h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Julia e a garotinha desaparecida Madeleine McCann - Reprodução/Redes Sociais
Julia e a garotinha desaparecida Madeleine McCann - Reprodução/Redes Sociais

Sem dúvidas, um dos principais assuntos do mês foi o caso Madeleine McCann. Embora o sumiço da garotinha tenha ocorrido em 2007 e chame atenção desde então, foi uma jovem polonesa chamada Julia que trouxe o assunto à tona. Ao criar uma conta no Instagram, levantou supostas evidências que poderiam provar que ela é a garotinha desaparecida. 

Ao publicar imagens que mostram comparações entre sua característica físicas e dos McCann, Julia conseguiu mais de 1 milhão de seguidores no Instagram. Foi suficiente para o assunto viralizar e até mesmo chegar até os pais de Madeleine, que aceitaram fazer um exame de DNA. Além disso, ela passou a ser auxiliada por Fia Johansson, uma detetive particular que a ajuda a encontrar respostas sobre o passado. 

"Primeira razão; Não me lembro da maior parte da minha infância, mas minha memória mais antiga é muito forte e é sobre férias em um lugar quente onde havia praia e edifícios bracos ou muito claros com apartamentos", escreveu Julia na legenda de uma publicação. "Lembro que vi tartarugas na praia era a pequena baía, pelo que me lembro, vi tartarugas naquela época e havia outras crianças e elas tentavam tocar nas tartarugas pequenas. Não vejo minha família nesta memória".

Além dos pais de Madeleine, Julia fora procurada pela família da garotinha Livia Schepp, que também desapareceu. Os familiares perguntaram se a jovem polonesa poderia realizar um teste de DNA. Ao mesmo tempo, uma família dos EUA também procurou Julia durante a busca por respostas sobre o passado.

"Nos comunicamos com um parente de Lívia que perguntou se Juliaestá disposta a fazer um teste de DNA porque a família só quer ter certeza de que ela não é Lívia”, disse a detetive particular Fia Johansson ao Radar. "No momento, eles estão analisando todas as possibilidades. E nós dissemos que sim, adoraríamos". 

Em busca do passado

Sofrendo ameaças, Julia se mudou para os EUA. Com a ajuda da detetive, a jovem encontrou evidências de que foi traficada até a Polônia. Ela enviou amostras para realizar um exame de DNA que poderá determinar a sua ancestralidade.

Se os resultados do teste em questão apontarem que a jovem polonesa, que acredita ser Madeleine McCann, é britânica, ou da região, as buscas por respostas irão continuar com o foco no desaparecimento da garotinha britânica.

A jovem Julia, que chamou atenção ao teorizar ser Madeleine McCann /Crédito: Divulgação/Redes Sociais

“Temos muitas evidências agora que mostram que Julia foi definitivamente traficada para a Polônia de outro país por um grupo internacional de tráfico sexual”, explicou a detetive Fia Johansson em relato ao Radar Online.

Ao mesmo tempo, a saúde de Julia chama atenção de médicos. Os profissionais temem que ela tenha leucemia. A informação foi revelada pela detetive particular, com autorização da jovem Julia, para o The Sun. 

"Ela teve uma infância negligenciada e sofreu muitos abusos – sua saúde é muito ruim, ela tem asma grave e sente muitas dores nos ossos", disse Johansson. "Ela está agendada para uma tomografia computadorizada e ressonância magnética por causa da dor em seus ossos".

A suspeita de leucemia se deu após o 'exame de sangue anormal' de Julia, conforme explicado por Fia.

Seu exame de sangue também é anormal, então meu médico aqui nos EUA está investigando se ela pode ter leucemia. Estamos aguardando os resultados disso. E se ela precisar de algum tratamento, garantiremos que ela o receba", explicou ela ao The Sun.

Enquanto não encontra respostas sobre o seu passado, Julia vive com a detetive particular. "Ela está comigo em minha casa e minha família a recebeu de braços abertos - eles a amam", destacou ela. "Ela diz que esta é a primeira vez que experimentou o amor ou sentiu que pertencia a uma família". 

Os McCann

Enquanto não encontra uma resposta definitiva sobre o seu passado, muitos teorizam que ela, na verdade, não é Madeleine. Francisco Marco, detetive que já atuou nas buscas pela garotinha, fez uma comparação entre as características físicas da polonesa e Madeleine, no entanto, ele não acredita no que é teorizado por Julia.

"Fiz uma pesquisa biométrica e não há semelhança com as feições de Madeleine", disse ele à rede de rádio RAC 1. Ao mesmo tempo, o investigador enfatizou que: "Posso achar que é uma fraude, mas não posso dizer sem provas”.

Julia (à esqu.) e Madeleine McCann (à dir.) /Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Também vale destacar que os familiares de Julia desmentiram as suposições de que ela seria a filha raptada dos McCann. Conforme divulgado pelo Daily Star e Mirror, a sua família alegou que tentou ajudá-la com apoio psicológico.

"Para nós, como família, é claro que Julia é nossa filha, neta, irmã, sobrinha, prima e sobrinha adotiva. Temos memórias, temos fotos. Júlia também tem essas fotos, porque as tirou da casa da família junto com a certidão de nascimento, além de inúmeras altas hospitalares", destacou o comunicado repercutido pelos veículos.

"Sempre tentamos entender todas as situações que sentimos com Julia. Numerosas terapias, remédios, psicólogos e psiquiatras - Julia tinha tudo garantido", disseram.