Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Grécia Antiga

Na Grécia antiga, pênis grande era símbolo de homens idiotas

Por outro lado, os pequenos era sinal de inteligência, racionalidade e autocontrole

Fabio Previdelli Publicado em 18/12/2019, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Uma das mais clássicas estátuas gregas - Wikimedia Commons
Uma das mais clássicas estátuas gregas - Wikimedia Commons

Provavelmente você já ouviu aquele velho ditado que diz que tamanho não é documento. Algumas pessoas podem discordar da afirmação, mas para os gregos antigos ela está completamente correta. Especialistas revelam que apesar deles serem fissurados por sexo, muitos preferiam parceiros com pênis menores aos mais robustos – e acreditam que a preferencia possa um dia voltar a moda.

Os gregos antigos, progenitores ostensivos dos valores culturais e estéticos ocidentais, abominavam os órgãos genitais grandes. “[Na cultura grega antiga], o pênis perfeito ou bonito é delicado”, explica John Clarke, um antigo erudito de arte erótica da Universidade do Texas. “Um homem com genitália muito grande é considerado grotesco, risível”.

Essa obsessão é evidente em estátuas e obras de arte gregas, no qual a figura masculina é frequentemente representada nua e com um membro pouco expressivo. Esse conceito remonta aos ideais do século 8 a.C, e perdurou por cerca de 1.100 anos, segundo Dr. Timothy McNiven, especialista em arte na Universidade do Estado de Ohio.

Além da beleza estética, os gregos viam os pequeninos como um sinal de inteligência, modéstia, racionalidade e autocontrole dos homens / Crédito: Wikimedia Commons


Além da beleza estética, os gregos viam os pequeninos como um sinal de inteligência, modéstia, racionalidade e autocontrole dos homens. Por outro lado, os maiorzinhos eram usados para simbolizar os idiotas, frequentemente dominados por uma luxúria animalesca e uma completa falta de restrição. Na arte grega, as pessoas com pênis grande eram associados a animais que colocam a libertinagem e a obscenidade acima de tudo.

Os sátiros – criaturas meio humanas que são cabras da cintura para baixo – eram frequentemente apresentados com grandes membros. McNiven diz que eles eram “os garotos-propaganda da perda do autocontrole”. Acredita-se que outras culturas antigas, como os egípcios e, mais tarde, os romanos, também preferiam um tamanho reduzido.

É possível, disse a historiadora de arte Ellen Oredsson, que os gregos valorizassem a estética de pênis modestos porque seus “ideais artísticos eram todos equilibrados; nada deveria ser muito grande ou estar em desarmonia”.

Estátua de corpo inteiro do deus grego Adon / Crédito: Getty Images

Essa inversão de valores, ou de tamanhos, só começou com a ascensão da Renascença, com gravuras explicitamente eróticas e foi crescendo até a arte moderna. “Provavelmente não houve um giro definitivo, porque nossas concepções do tamanho do pênis sempre foram fluídas e multifacetadas”, explica Joseph Slade, historiador de representações culturais do sexo e da sexualidade.

De acordo com Oredsson, é provável que a moda possa voltar novamente para o outro lado. “Definitivamente não vejo como um caminho linear. Mesmo hoje, acho que nossas percepções culturais do pênis são muito complexas, muitos pensamentos diferentes existiram e coexistiram ao longo da história”.


+Saiba mais sobre monarcas da Grécia através dos livros abaixo

História antiga Grécia e Roma: A formação do Ocidente, Flávia Maria Schlee Eyler (2014)

link - https://amzn.to/373CGJB

Dos democratas aos reis, Michael Scott (2012)

link - https://amzn.to/2qTsr9O

Alexandre, o Grande, Philip Freeman (2013)

link - https://amzn.to/34Y0MmX

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.