Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Nova Tatajuba

O cidade do Ceará que foi engolida pelas dunas

Hoje, as ruínas das casas de pelo menos 150 famílias estão enterradas na areia do local

Redação Publicado em 11/02/2023, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem aérea de Tatajuba - Divulgação/ Youtube/ In The Wild Brazil
Imagem aérea de Tatajuba - Divulgação/ Youtube/ In The Wild Brazil

A praia de Tatajuba, localizada no Ceará, é um belo ponto turístico com águas azul-esverdeadas. Como é de difícil acesso (para chegar nela, são necessários veículos que aguentam terrenos ruins), o local permanece incrivelmente bem preservado.

A região litorânea, conhecida por suas falésias, lagoas naturais e dunas até perder de vista, também é lar de uma comunidade de pescadores que vivem na cidadezinha de Nova Tatajuba. O que nem todos sabem é que o lugar possui uma história curiosa: a primeira Tatajuba, de onde seu nome foi derivado, desapareceu do mapa. 

O acontecimento, que se deu entre os anos 70 e 80, foi fruto de uma batalha gradual vencida pela Natureza. A areia da praia, empurrada pelos ventos fortes da área, foi avançando para dentro das ruas construídas pelos pescadores, tomando o chão das casas e enfim engolindo completamente o local. 

Trecho de vídeo mostrando dunas de Tatajuba sendo exploradas de carro / Crédito: Divulgação/ Youtube/ Viagem Sem Filtro

Hoje, existem poucos vestígios da cidade cearense submergida pelas dunas. Além das ruínas que ainda despontam aqui e ali, o passado da praia é guardado pela própria memória dos moradores locais:

Só foi duna, quando chegou nas nossas casas. Aí, foi subindo. Quando chegou em cima, o teto caiu e ficaram só os montes [de areia] nas nossas casas", explicou Delmira Silvestre, que cresceu em Tatajuba e foi entrevistada pelo G1 em 2012, quando já estava na casa dos 80 anos. 

Destruição lenta 

As pessoas estabelecidas no município litorâneo teriam permanecido no lugar pelo máximo de tempo que podiam, aprendendo a conviver com a quantidade crescente de areia que preenchia seu cotidiano. 

Foram eventos mais drásticos, tal como o desabamento das construções, que finalmente expulsaram os últimos membros da comunidade dali. 150 famílias teriam sido deixadas sem moradia devido ao avanço das dunas. 

A igreja local, aliás, teria também passado pela queda de seu teto, o que ocorreu no meio da noite. Felizmente, na época o clérigo que administrava a paróquia já não estava ali. "O padre não esperou não. Saiu", revelou Delmira ao veículo em tom de brincadeira. 

Com a extinção de Tatajuba, parte dos pescadores da região se mudaram para Camocim, município vizinho, e o restante fundou a Nova Tatajuba. Vale mencionar, contudo, que em 2012 já não era possível dizer se os povoados à beira-mar daquela porção do Ceará estavam realmente a salvo de ter o mesmo destino que a cidade enterrada. 

Imagem mostrando areia de Tatajuba / Crédito: Divulgação/ Youtube/ Viagem Sem Filtro

Também segundo registrado pela matéria do G1, a areia parecia dar sinais de estar se aproximando também de Cabeceiras, outra comunidade nas proximidades. Um segundo entrevistado da área, Raimundo Nonato, mostrou ter se conformado com a situação: 

Não fico muito triste não. É a Natureza, tem que aceitar a Natureza", refletiu ele.