Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Marrocos

O mistério em torno do casamento do rei de Marrocos

O caso chama atenção da imprensa local após o desaparecimento da companheira do rei, mesmo que ela ainda seja considerada a esposa

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 08/12/2022, às 16h58 - Atualizado em 14/12/2022, às 11h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O rei junto de sua companheira - Getty Images
O rei junto de sua companheira - Getty Images

A seleção de futebol marroquina atraiu os olhos do mundo ao se tornar a quarta equipe africana a atingir as quartas de final de uma Copa do Mundo ao vencer a Espanha, na última terça-feira, 6.

Com a festa nas ruas após a vitória, o rei de Marrocos, Mohammed VI, parabenizou os atletas que representam o país no torneio internacional, enviando felicitações, como divulgou o jornal francês Le Monde.

Contudo, a aparição do chefe real fez com que a imprensa internacional resgatasse um curioso mistério ao redor de sua família e, em especial, a sua companheira de longa data. Para isso, é necessário entender o contexto em que sua realeza opera.

De acordo com o portal UOL, sua linhagem é contínua desde o século 13, ligados a dinastia alauita. O atual rei assumiu o trono em 1999, quando o pai, Hassan II, faleceu. Hoje, ele está com 59 anos, sendo também o chefe religioso do país, que é conduzido pelo conjunto de regras morais do islamismo.

O rei junto de sua companheira / Crédito: Getty Images

Contudo, no ano de 2002, ele oficializou uma união com Salma Bennani, uma mulher que cativou o país não apenas pela beleza e surgimento público, mas por seu histórico, formada em informática e analista de sistemas, com licenciatura em Engenharia da Computação.

Relação confusa

Ao casar-se com Mohammed, ela foi rebatizada como Lalla Salma, marcando presença em eventos oficiais, inclusive acompanhando o marido na diplomacia. Contudo, sendo uma pessoa pública, passou a ser alvo da imprensa em diversas áreas de sua vida profissional e pessoal, motivando tumultos em relação a sua imagem.

No entanto, desde 2018, ela não realiza aparições, criando rumores sobre seu paradeiro e o que poderia ter acontecido para que o rei não se manifeste sobre o sumiço aos olhos da população.

Veículos de imprensa do país repercutem que ambos encaminham um divórcio e, assim como Charles III e Diana Spencer, membros da monarquia britânica, estão separados muito antes da Casa Real realizar um anúncio oficial sobre o encerramento da relação.

No entanto, existe uma teoria de que o relacionamento ainda não foi encerrado devido aos filhos do casal; a garota Lalla Khadija, 15; e o príncipe Moulay Hassan, 19, sendo este último o sucessor ao trono, que já estaria sendo preparado.

Ele também é visto comumente acompanhando o pai em compromissos oficiais, principalmente após o ano de 2018, quando o rei passou por uma cirurgia de recuperação complicada, apontando que o filho deveria, em breve, se responsabilizar pelo cargo máximo da nação.