Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Madeleine McCann

O que dizem as autoridades sobre a história da jovem que acredita ser Madeleine McCann

Jovem chamou atenção nas redes sociais ao teorizar que seria Madeleine McCann; autoridades se pronunciaram sobre a hipótese

Redação Publicado em 27/02/2023, às 10h06 - Atualizado em 28/02/2023, às 18h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Julia e a garotinha desaparecida Madeleine McCann - Reprodução/Redes Sociais
Julia e a garotinha desaparecida Madeleine McCann - Reprodução/Redes Sociais

Nas últimas semanas, uma jovem que se apresenta como Julia intrigou internautas ao reunir supostas evidências que sustentariam a ideia de que ela poderia ser Madeleine McCann, garotinha britânica que desapareceu enquanto viajava com os pais em 2007. 

Por meio de uma conta no Instagram que chegou a conquistar mais de 1 milhão de seguidores em poucos dias, Julia não apenas fez relatos sobre as memórias de infância, mas também realizou comparação com imagens suas e dos pais de Madeleine, Kate McCann e Gerry. 

"Primeira razão... Não me lembro da maior parte da minha infância, mas minha memória mais antiga é muito forte e é sobre férias em um lugar quente onde havia praia e edifícios bracos ou muito claros com apartamentos", escreveu ela na legenda de um post. "Lembro que vi tartarugas na praia era a pequena baía, pelo que me lembro, vi tartarugas naquela época e havia outras crianças e elas tentavam tocar nas tartarugas pequenas. Não vejo minha família nesta memória", escreveu ela em uma das publicações.

Após as publicações intrigarem internautas, o caso chegou até os pais de Madeleine, que concordaram em realizar um teste de DNA para confirmar ou descartar a teoria levantada por Julia. Ao mesmo tempo, autoridades já deram um parecer sobre o que foi apresentado pela jovem.

A Polícia da Polônia não acredita na possibilidade de Julia, que tem 21 anos atualmente, ser Madeleine. Paweł Noga, um porta-voz Polícia de Wrocław, afirmou ao portal Gazeta.PL que as atuais investigações sobre o caso levantam evidências que descartam a versão de Julia.

A atuação dos polícias do Quartel Provincial da Polícia nesta fase contraria a versão apresentada por esta senhora. As atividades estão em andamento, mas já se pode descartar que esta versão seja verdadeira", explicou Paweł Noga. 

Investigador opina

Outro nome que comentou o caso é o investigador Francisco Marco. Ele, que já atuou no caso Madeleine, afirmou não acreditar que Julia seria a garotinha desaparecida.

A afirmação se deu após ele analisar as características físicas entre as duas. Para Francisco, a jovem não compartilha semelhanças com McCann.

"Fiz uma pesquisa biométrica e não há semelhança com as feições de Madeleine", explicou ele à rede de rádio RAC 1. Ao mesmo tempo, o investigador destacou que: "Posso achar que é uma fraude, mas não posso dizer sem provas”.

Além disso, os familiares de Julia desaprovam as teorias levantadas. De acordo com os veículos Daily Star e Mirror, eles destacaram que não entendem os relatos da jovem e que também já tentaram ajudá-la com tratamento psicológico.

"Para nós, como família, é claro que Julia é nossa filha, neta, irmã, sobrinha, prima e sobrinha adotiva. Temos memórias, temos fotos. Júlia também tem essas fotos, porque as tirou da casa da família junto com a certidão de nascimento, além de inúmeras altas hospitalares", afirma o comunicado repercutido pelos sites. "Sempre tentamos entender todas as situações que sentimos com Julia. Numerosas terapias, remédios, psicólogos e psiquiatras - Julia tinha tudo garantido".