Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Família Real Britânica

O que explicava a aparência dos dentes da Rainha Mãe?

A integrante da Família Real Britânica possuía dentes amarelos e até mesmo escurecidos em alguns pontos; entenda!

Redação Publicado em 08/10/2023, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia da Rainha Mãe - Getty Images
Fotografia da Rainha Mãe - Getty Images

A primeira rainha Elizabeth, também conhecida como Rainha Mãe, era a esposa do rei George VI, que foi o pai e predecessor da rainha Elizabeth II, com quem a maioria de nós está mais acostumado. Chamada de Isabel Bowes-Lyon, a Rainha Mãe não era realmente a monarca, e sim uma consorte real, isso é, alguém que possuía o título monárquico por ser casada com o governante. 

Falecida em março de 2002 devido a uma infecção pulmonar, a integrante da Família Real Britânica nos deixou já aos 101 anos. Ela esteve nos holofotes públicos até o fim da vida, e as muitas fotografias, por vezes, surpreenderam os súditos devido a um detalhe inusual de sua aparência: os seus dentes.

Embora os membros da monarquia tenham dinheiro suficiente para viver em meio ao luxo e fartura, a arcada dentária da Rainha Mãe, por algum motivo, não parecia refletir essa riqueza. Isso, pois, seus dentes eram amarelados.

A Rainha Mãe cercada de outros membros da Família Real Britânica / Crédito: Getty Images 

Explicação

O aspecto chamativo do seu sorriso foi abordado pelo dentista Matthew Rose em uma entrevista de 2019 ao portal Daily Express. O primeiro ponto trazido à tona pelo especialista, por sua vez, foi justamente o período durante o qual Isabel Bowes-Lyon viveu.

Por ser nascida em 1900, ela passou sua vida adulta em uma época em que os conhecimentos da medicina a respeito da manutenção da saúde bucal simplesmente não eram tão avançados quanto hoje, e muitos dos tratamentos que podem ser obtidos atualmente em qualquer consultório de dentista ainda não haviam sido inventados.

A odontologia era mais invasiva, pois consistia principalmente em extrações se um dente apresentasse algum problema, e o lado preventivo com o qual todos estamos familiarizados agora, como o flúor, não era conhecido", apontou Rose

"A odontologia estética moderna, com seus sorrisos brancos e brilhantes, simplesmente não esteve disponível para a rainha-mãe durante a maior parte de sua vida", acrescentou.

Outra questão importante de ser considerada é que a Rainha Mãe, embora já na velhice pudesse ter tentado embranquecer seu sorriso se assim quisesse, pode não ter considerado o clareamento de sua arcada dentária como uma prioridade.

Portanto, embora um sorriso esteticamente agradável pudesse estar disponível como uma opção para ela quando ela ficasse mais velha, talvez isso fosse algo que simplesmente não era importante para ela", concluiu Matthew Rose ao The Independent. 

Já sua filha, Elizabeth II, teria realizado uma série de procedimentos odontológicos para fazer a manutenção de seu sorriso, segundo especulou o dentista, uma vez que ela apresentava dentes mais brancos do que seria usual para sua idade.