Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Linha Direta

O que foi a Barbárie de Queimadas, próximo caso mostrado no Linha Direta

Caso de abuso coletivo na Paraíba chocou o país na década passada e será reproduzido no programa policial da TV Globo

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 09/05/2023, às 19h27 - Atualizado em 12/05/2023, às 18h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Itens de vítimas fatais do Barbárie de Queimadas - Carol Diógenes/Arquivo Pessoal
Itens de vítimas fatais do Barbárie de Queimadas - Carol Diógenes/Arquivo Pessoal

Em 12 de fevereiro de 2012, um caso no município de Queimadas, localizado no Agreste da Paraíba, chocou a população local com uma intervenção criminosa em série.

A chamada Barbárie de Queimadas, mostrada no segundo episódio do 'Linha Direta', ocorreu quando nove rapazes, sendo três menores de idade, organizaram uma festa falsa para cometer um estupro coletivo contra as mulher que estavam presentes no evento.

Todos os abusadores eram conhecidos das vítimas regionalmente, com dois irmãos sendo apontados como mentores da ação que resultou em violência sexual contra cinco mulheres.

Os dois irmãos, identificados como Luciano e Eduardo dos Santos, armaram a ocasião de forma a “presentear” as mulheres para o mais novo, que realmente fazia aniversário, e forjaram um assalto para imobilizá-las.

No evento, as moças foram amarradas com lacres do tipo enforca-gato, sendo amordaçadas e tendo os olhos vendados enquanto os abusos eram realizados pelo grupo.

Brutalidade

O crime mudou quando um dos agressores foi identificado por Izabella Pajuçara Frazão Monteiro, vítima da situação. "Elas foram assassinadas porque, durante o ato sexual, Izabella se debateu muito e conseguiu identificar o ex-cunhado dela como um dos estupradores. Ela pediu por socorro, disse que estava vendo que o agressor era o amigo dela e acabou 'selando' sua morte", disse Cassandra Duarte, na época, delegada de homicídios. 

Izabella e Michelle Domingues da Silva foram colocadas em um carro assim que os abusos foram interrompidos. Michelle chegou a pular do veículo em movimento, mas foi alcançada e recebeu quatro tiros, dois na cabeça, em frente à igreja Matriz na cidade, onde havia participado de uma missa no dia anterior.

Izabella, por sua vez, continuou no carro até ser levada para uma estrada, falecendo após três disparos e deixada no veículo, que foi abandonado na via que liga Queimadas ao município de Fagundes.

Izabella Pajuçara Frazão Monteiro e Michelle Domingues da Silva, vítimas fatais, em fotografia - Crédito: Divulgação / TV Globo

Além disso, o sêmen encontrado no corpo das vítimas e resíduos de pele em baixo das unhas apontavam a intervenção criminosa forçada, como apontou a TV Cabo Branco, afiliada da TV Globo na Paraíba.

Punimento e justiça

De acordo com o portal G1, os criminosos foram identificados rapidamente devido à parte do plano criminoso; o próprio dono da festa, para forjar um álibi, deu queixa do assalto falso, causando desconfiança no delegado regional André Luis Rabelo de Vasconcelos, que notou inconsistências nos depoimentos e ouviu as vítimas.

Com a confissão do esquema, um dos suspeitos chegou a ser preso no velório de uma das vítimas. O mais velho dos irmãos mentores, Eduardo recebeu uma sentença em 2014 que totalizava 108 anos de prisão, sendo condenado pelos cinco estupros, agredir um dos adolescentes envolvidos nos abusos, dois homicídios, formação de quadrilha, cárcere privado, corrupção de menores e porte ilegal de arma.

Seu irmão mais novo, Luciano, foi condenado a 44 anos, sendo o único que permanece em regime fechado. Todos os outros envolvidos foram condenados com penas que chegam a 30 anos, mas obtiveram regime semi-aberto ou liberdade condicional. Um deles, Jacó Souza, foi assassinado ao tentar retomar a vida na cidade onde cometeu o crime, cumprindo a condicional.

Eduardo, por outro lado, não teve direito ao afrouxamento de pena, mas fugiu da cadeia em novembro de 2020. Tais fatores mobilizam as sobreviventes do crime e familiares das vítimas a protestarem contra o que consideram impunidade, como enfatizará o programanesta quinta-feira, 11.