Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Eclipse solar

Será visível no céu brasileiro: O que se sabe sobre o eclipse solar de outubro?

A Lua cobrirá o Sol durante o raro evento astronômico, criando um impressionante 'anel de fogo'

Ingredi Brunato Publicado em 31/08/2023, às 17h00 - Atualizado em 03/09/2023, às 10h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de eclipse solar anular ocorrido na Escócia em 2003 - Divulgação/ Wikimedia Commons
Fotografia de eclipse solar anular ocorrido na Escócia em 2003 - Divulgação/ Wikimedia Commons

Durante a tarde do próximo 14 de outubro, ocorrerá um eclipse solar anular, um fascinante evento astronômico no qual a Terra, o Sol e a Lua se alinham perfeitamente, com o último passando entre nosso planeta e o astro. 

Devido à localização da Lua durante este período do ano, o satélite não irá cobrir totalmente o Sol, de forma que suas bordas ainda estarão visíveis, formando um "anel de fogo" no céu.

É essa característica única, aliás, que dá o nome de "anular" ao fenômeno. O termo é originado de "annulus", a palavra em latim para se referir a dois círculos concêntricos (um dentro do outro). Um eclipse solar total, por outro lado, ocorre quando a Lua cobre totalmente a estrela no centro de nosso Sistema Solar. 

Quem conseguirá assistir? 

Fotografia de eclipse solar anular em andamento na Nova Zelândia em 2008 / Crédito: Getty Images 

A última vez que esse evento astronômico ocorreu se deu em 2021, e ele apenas foi visível a partir do Ártico, que fica situado no polo Norte da Terra. Por outro lado, o eclipse solar anular mais recente a poder ser observado de nosso país, em particular, ocorreu em 2006, e ele apenas pôde ser acompanhado por quem estava na ponta mais norte do Amapá

Esse contexto torna o episódio astronômico de outubro ainda mais especial, já que, desta vez, diversos brasileiros estarão em um posicionamento privilegiado para assistir ao espetáculo

Os observadores situados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia conseguirão ter uma visão parcial do eclipse, enquanto aqueles nas regões Norte (com exceção do Acre, que também terá uma experiência parcial) e Nordeste poderão acompanhar o raro evento em sua completude. 

Conforme divulgado pelo g1, a melhor capital brasileira para assistir o fenômeno será João Pessoa, que fica situada no estado da Paraíba. Diversas outras cidades paraibanas, no entanto, terão também uma ótima visibilidade.

Alguns exemplos são Santa Helena, Frei Martinho, Logradouro, Mamanguape, Cuité e Taperoá, de acordo com projeções de software realizadas por Felipe Sérvulo, um especialista em cosmologia graduado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) que foi entrevistado pelo veículo. 

Com o advento da tecnologia, já temos diversos softwares de aplicativos que auxiliam os amantes da astronomia a se programar para eventos como um eclipse e saber a hora exata que ocorrerá a anularidade do Sol. Por exemplo, temos o Stellarium, que simula o céu de qualquer localidade do planeta, e em qualquer tempo. O programa tem versões para computador e smartphone", revelou Sérvulo ao g1. 
Eclipse solar anular em Singapura em 2019 / Crédito: Divulgação/ Wikimedia Commons 

Outro detalhe importante é que o horário de início do fenômeno astronômico será diferente para cada parte do Brasil. No litoral da Paraíba, por exemplo, ele começará por volta das 15h31 e terá seu ápice (momento em que é possível visualizar o anel de fogo) às 16h46, enquanto no Amazonas o eclipse se inicia às 13h09 e chega no seu momento principal às 14h55.