Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Casa Imperial

Trineto de Dom Pedro II: quem é o atual chefe da Casa Imperial brasileira?

A Casa Imperial brasileira é composta pelos sucessores de Dom Pedro II

Éric Moreira Publicado em 23/07/2022, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dom Bertrand, atual chefe da Casa Imperial brasileira - Divulgação/Pró Monarquia
Dom Bertrand, atual chefe da Casa Imperial brasileira - Divulgação/Pró Monarquia

Após a recente morte de Dom Luiz Gastão de Orleans e Bragança, no último dia 15, a liderança da Casa Imperial brasileira foi passada, então, para seu irmão, Dom Bertrand de Orleans e Bragança. Bertrand é um descendente da família imperial brasileira e pretendente ao extinto trono do Brasil.

"Seu irmão, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, que a todos encarece orações em sufrágio da alma do Príncipe Dom Luiz, o sucede como Chefe da Casa Imperial do Brasil", enfatizou a nota divulgada pela Casa Imperial após o seu óbito. 

Dom Bertrand Maria José Pio Januário Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança — ou somente Dom Bertrand de Orleans e Bragança, ou ainda Dom Bertrand — nasceu no dia 2 de fevereiro de 1941, em Mandelieu-la-Napoule, Balneário no Sul da França, e hoje tem 81 anos.

Ele é o terceiro de um total de doze filhos que o Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, chefe da Casa Imperial na época, com sua esposa, a Princesa Dona Maria da Baviera de Orleans e Bragança, e teve seu nascimento registrado no Consulado-Geral do Brasil em Paris.

Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, antigo líder da Casa Imperial do Brasil
Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, antigo líder da Casa Imperial do Brasil / Foto por Capatazdosilencio pelo Wikimedia Commons

Infância e vinda ao Brasil

Como o nascimento de Dom Bertrand ocorreu em plena Segunda Guerra Mundial, o mundo estava em caos, de maneira geral. No entanto, em 1945, com o fim do conflito, todos os sucessores da Família Imperial Brasileira puderam, enfim, retornar ao território.

Como opinado no site da Casa Imperial, o retorno dos sucessores de Dom Pedro II ao Brasil encerrava o "injusto e penoso exílio imposto por ocasião do golpe republicano de 15 de novembro de 1889".

A Família Imperial residiu inicialmente no Rio de Janeiro e em Petrópolis, quando chegou às terras brasileiras. No entanto, em 1951 se mudaram para a Fazenda São José, no Jacarezinho, município do estado do Paraná, e por fim, em 1957 se mudaram para a Fazenda Santa Maria, em Jundiaí do Sul, também no Paraná.

Formação acadêmica e trabalhos

Em 1964, Dom Bertrand concluiu o bacharelado em direito pela Faculdade do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo. Na época da ditadura militar no Brasil, também como informado pelo site oficial da Família Imperial Brasileira, ele "se destacou como líder estudantil anticomunista".

Ele ainda foi membro da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP) — fundada em 1960 por Plinio Corrêa de Oliveira, pensador católico e monarquista — desde seu início, e atualmente compõe a Associação de Fundadores e o rol de Diretores do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira (IPCO) — associação católica romana tradicionalista que reivindica o legado direto da TFP.

Dom Bertrand de Orleans e Bragança, atual líder da Casa Imperial do Brasil
Dom Bertrand de Orleans e Bragança, atual líder da Casa Imperial do Brasil / Foto por Pró Monarquia pelo Wikimedia Commons

No IPCO, ele também é responsável pelas relações entre o Instituto e suas Associações co-Irmãs nas três Américas e na Europa.

Liderança da Casa Imperial

No dia 5 de julho de 1981, em decorrência da morte de seu pai — Dom Pedro Henrique —, seu irmão mais velho, Dom Luiz Gastão de Orleans e Bragança, assumiu a liderança da Casa Imperial do Brasil. A ascensão de Dom Luiz fez com que Dom Bertrand se tornasse o herdeiro presuntivo de seu irmão, e ele 'subiu' para a posição de Príncipe Imperial do Brasil.

Dom Luiz Gastão de Orleans e Bragança, ex-líder da Casa Imperial do Brasil e irmão de Dom Bertrand
Dom Luiz Gastão de Orleans e Bragança, ex-líder da Casa Imperial do Brasil e irmão de Dom Bertrand / Foto por Pró Monarquia pelo Wikimedia Commons


O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.