Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Copa do Mundo

Copa do Mundo: 'Feiticeiro do hexa' ressurge depois de 2018

O russo Yuri Torsky virou meme em 2018 enquanto torcia para o Brasil

Éric Moreira, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 23/11/2022, às 12h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Yuri Torsky, russo que torceu para o Brasil em 2018 e virou meme - Reprodução/Vídeo/YouTube
Yuri Torsky, russo que torceu para o Brasil em 2018 e virou meme - Reprodução/Vídeo/YouTube

A cada quatro anos, a Copa do Mundo, maior evento de futebol da atualidade, acontece em diferentes países. No último domingo, 20, teve início a edição de 2022 do torneio, mas alguns personagens nunca abandonaram as memórias dos brasileiros desde eventos anteriores, como o surgimento do 'canarinho pistola' e do 'feiticeiro do hexa' de 2018.

Então, para a surpresa de todos, em meio à atual competição, ocorrida no Qatar, o russo Yuri Torsky finalmente ressurgiu. Aquele que, em 2018, ficou extremamente conhecido, tendo se tornado um meme no Brasil, recebeu a alcunha de 'feiticeiro do hexa'.

Na última terça-feira, 22, Yuri publicou uma foto enquanto assistia à partida entre Argentina e Arábia Saudita — que terminou com a derrota por 2 a 1 da seleção de Messi.

As imagens foram compartilhadas nos stories do Instagram de Torsky, com um emoji de olhos atentos na legenda. A aparição, por sua vez, mesmo que simples, é bastante interessante para os torcedores brasileiros, visto que a figura é uma das principais lembranças da Copa de 2018, mas estava desaparecido do Twitter desde fevereiro de 2019 — quando fez publicações sobre o incêndio no Ninho do Urubu, centro de treinamento de base do Flamengo.

Já no Instagram, nesta semana, o russo fanático pelo futebol brasileiro curtiu uma publicação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e já começou a levantar rumores sobre para quem seria sua torcida na competição deste ano. Em seu feed, o último registro é um vídeo sobre sua vida, publicado em julho, e quatro meses antes havia uma mensagem contra a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

Yuri Torsky, russo que ficou famoso por torcer para a seleção brasileira na copa de 2018, realizada na Rússia
Yuri Torsky, russo que ficou famoso por torcer para a seleção brasileira na copa de 2018, realizada na Rússia / Crédito: Reprodução/Vídeo/YouTube

Fama em 2018

Em 2018, durante a Copa do Mundo realizada na Rússia, Torsky chamou bastante atenção após aparecer em um breve trecho em meio a torcida brasileira, durante um jogo entre Brasil e México.

A cena acabou viralizando na época, lhe rendendo o apelido de 'feiticeiro do hexa' — entre outros —, e o russo até mesmo fez uma tatuagem em homenagem à seleção, como informado pelo UOL.

Na época, a aparição se tornou tão emblemática que, naquele ano, Torsky se tornou o maior símbolo da torcida verde-amarela, e logo uma 'celebridade' na internet. "Eu sempre tive um sonho de assistir um jogo do Brasil ao vivo. Para os brasileiros, o futebol é mais que um jogo", contou ele em entrevista ao UOL na época.

Torço para o Brasil porque é um país interessante."